Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Brasileirão

Douglas marca de pênalti e o Grêmio vence o Cruzeiro

O Grêmio enfrentou o Cruzeiro na Arena nesta quarta-feira, 1º, pela 10ª rodada do Brasileirão. A vitória do Grêmio foi por 1 a 0, com gol marcado por Douglas em uma penalidade. Na classificação, o Grêmio ocupa a 3ª posição, com 20 pontos. O Cruzeiro é o 13º, com 10 pontos. Na próxima rodada, o Grêmio enfrenta o Santos na Vila Belmiro no domingo, 5, às 16 horas. O Cruzeiro encara o Atlético-PR no Mineirão no sábado, 4, às 21 horas. O Grêmio não terá Maicon suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Com três vitórias consecutivas, o Grêmio buscava a melhor campanha nos pontos corridos após 10 jogos disputados. Para enfrentar o atual campeão, o técnico Roger Machado teria os retornos de Marcelo Oliveira e Rafael Galhardo, laterais que cumpriram suspensão, além do goleiro Marcelo Grohe, que voltou após disputar a Copa América. O atacante Yuri Mamute era desfalque por suspensão. Maxi Rodríguez e Fernandinho ainda não foram regularizados.

O Cruzeiro buscava recuperação em Porto Alegre após duas derrotas consecutivas. O técnico Vanderlei Luxemburgo não poderia contar com o suspenso Henrique. O volante Eurico está com a Seleção Brasileira para a disputa do Pan-Americano de Toronto e o lateral Mena com a seleção chilena, que disputa a final da Copa América no sábado. A lista de lesionados era extensa: Dedé, Willian Farias, Júlio Baptista, Alisson, Gabriel Xavier, Judivan e Neilton. O zagueiro Bruno Rodrigo retornava ao time após cumprir suspensão.
 

Publicidade

Grêmio teve boa atuação e chegou a quatro vitórias consecutivas
Foto: Silvio Ávila

A primeira chance foi do Grêmio, aos oito minutos. Douglas acionou Luan na direita e o chute foi bloqueado por Manoel. Aos 12, Luan passou a Maicon, que serviu Marcelo Oliveira. Após tabela com Pedro Rocha, o lateral ficou de frente para o gol e finalizou. Fábio defendeu com os pés. Aos 16, Giuliano avançou na direita e cruzou para a conclusão de Luan na entrada da pequena área. Fábio salvou com um tapa preciso. Aos 19, Rafael Galhardo recebeu de Giuliano e bateu de canhota. A bola saiu à direita de Fábio. O Grêmio pressionava e o gol amadurecia. Já aos 24 minutos, Douglas conduziu na meia esquerda e bateu por cima. 

Publicidade

Aos 28, foi a vez do Cruzeiro assustar. Charles dominou na intermediária, soltou a bomba e a bola explodiu no travessão. O Grêmio voltou a ameaçar aos 32. Pedro Rocha acionou Luan, que arrematou. A bola saiu à direita. Aos 36 minutos, Rafael Galhardo cometeu falta em Willian. Marquinhos levantou na área, Bruno Rodrigo desviou de cabeça e Marcelo Grohe defendeu. Aos 42, Pedro Rocha recebeu e concluiu com a perna direita. Manoel desviou para escanteio. Aos 45, De Arrascaeta avançou pela direita e carregou pelo meio onde encontrou Marquinhos, que recebeu e arriscou o chute. A bola passou por cima.
 

Luan foi um dos destaques com boas finalizações e pênalti sofrido
Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Publicidade

Insatisfeito com a atuação do primeiro tempo, o técnico Vanderlei Luxemburgo decidiu fazer duas mudanças no intervalo. Marquinhos e Leandro Damião deixaram a partida para os ingressos de Marcos Vinícius e Allano. O Grêmio ameaçou no primeiro minuto. Luan recebeu de Douglas e ingressou na área pela esquerda. Fábio espalmou o chute para escanteio. Aos sete minutos, Marcelo Oliveira cochilou e Allano ficou com a bola para finalizar. A bola saiu à direita de Marcelo Grohe. Aos 19, o Grêmio não marcou por detalhe. Luan bateu da esquerda na grande área e Fábio espalmou. Giuliano chegava para definir e o goleiro tirou com o pé. Aos 20, Luan bateu e Fábio espalmou. Na sobra, a bola chegou a Giuliano, que acertou no canto esquerdo. Fábio se espichou para salvar mais uma. Para insistir ainda mais, Braian Rodríguez entrou na vaga de Pedro Rocha aos 21. 

No minuto seguinte, Luan foi derrubado por Bruno Rodrigo e o árbitro assinalou o pênalti. Douglas bateu de canhota no meio e Fábio caiu no canto direito. O Grêmio abria o placar após diversas tentativas. Aos 27, o zagueiro Léo entrou na vaga de Charles. Aos 29, Marcos Vinícius arrematou de longe e Marcelo Grohe encaixou sem problemas. Aos 36, Douglas conduziu e deixou para Braian Rodríguez, que bateu com desvio. Aos 37, Allano bateu de canhota e Marcelo Grohe defendeu. Aos 38, Douglas acionou Marcelo Oliveira, que bateu forte de direita. Fábio se esticou para espalmar. Na meia esquerda, aos 40, Rafael Galhardo derrubou Willians. De Arrascaeta bateu por cima. Já aos 42, Douglas deixou o gramado para a entrada de Edinho. Aos 43, Luan cobrou falta e Fábio espalmou. O Cruzeiro não empatou por detalhe aos 44. Allano cruzou rasteiro da esquerda e Willian deu um carrinho na pequena área, mas não conseguiu colocar para a rede. Nos minutos finais, o Grêmio prendeu a bola, sustentou a vantagem e garantiu um triunfo importante em casa.

FICHA TÉCNICA 
BRASILEIRÃO 2015 – 10ª RODADA
GRÊMIO 1 x 0 CRUZEIRO

Publicidade

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data: 1º de julho de 2015, quarta-feira 
Horário: 22 horas (de Brasília) 
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP) 
Assistentes: Carlos Nogueira Júnior (SP) e Daniel da Silva Andrade (DF)
Cartões amarelos: Luan, Maicon, Walace, Pedro Geromel e Rafael Galhardo (Grêmio); Leandro Damião, Willians, Bruno Rodrigo, Willian, Allano e Mayke (Cruzeiro)
Gol: Douglas (Grêmio) – 24min/2º

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Rafael Galhardo, Pedro Geromel, Rhodolfo e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Giuliano e Douglas (Edinho); Luan e Pedro Rocha 
Técnico: Roger Machado

CRUZEIRO: Fábio; Mayke, Manoel, Bruno Rodrigo e Fabrício; Willians, Charles (Léo), De Arrascaeta e Marquinhos (Marcos Vinícius); Willian e Leandro Damião (Allano)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.