Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Copa do Brasil

Grêmio supera o Coritiba e chega às quartas de final na Copa do Brasil

O Grêmio enfrentou o Coritiba nesta quinta-feira, 27, na Arena, em Porto Alegre, no duelo de volta pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Com uma atuação convincente, principalmente pela apresentação do segundo tempo, o Grêmio venceu por 3 a 1 e avançou às quartas de final da Copa do Brasil. Na etapa inicial, Pedro Geromel abriu o placar aos 37, Rafhael Lucas empatou aos 40. Douglas recolocou o Tricolor em vantagem aos 10 minutos e Luan fechou o placar aos 50 minutos em cobrança de pênalti. Os confrontos das quartas de final serão definidos por sorteio na segunda-feira, 31, às 12h30. Os classificados são: Grêmio, Internacional, Fluminense, São Paulo, Santos, Palmeiras, Vasco e Figueirense.

O Grêmio havia vencido o jogo de ida por 1 a 0 em Curitiba, mas a atuação deixou a desejar. No Brasileirão, após três vitórias consecutivas, a equipe empatou com a Ponte Preta. Para a decisão da passagem às quartas, o técnico Roger Machado não poderia contar com Maicon, lesionado na coxa esquerda; Bobô, com dores musculares e ainda Lucas Ramon e Bressan, que já atuaram na competição por outros clubes. Poupado em alguns treinamentos da semana, Giuliano foi confirmado como titular.

O Coritiba vivia um momento de empolgação. Apesar da derrota na ida para o Grêmio, a equipe acumulava três vitórias seguidas no Brasileirão. A diferença para o Goiás, primeiro time fora da zona de rebaixamento, caiu para um ponto. O técnico Ney Franco não poderia contar com o zagueiro Rafael Marques e o lateral-esquerdo Juan, ambos lesionados. Outros desfalques seriam o goleiro Wilson, os meias Lucio Flavio e Esquerdinha, e os atacantes Henrique Almeida, Marcos Aurélio e Paulinho, todos por terem disputado partidas por outros clubes na competição.
 

Publicidade

Grêmio venceu as duas partidas contra o Coritiba nas oitavas de final
Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O Grêmio encontrou uma forte retranca nos momentos iniciais e a primeira finalização saiu somente aos oito minutos, com Luan, da entrada da área. Aos 18, Rafael Galhardo cruzou da direita e Marcelo Oliveira desperdiçou na pequena área ao concluir sem direção. Aos 20, após uma troca de passes, Edinho arriscou de longe e a bola passou acima do travessão. A estratégia gremista para tentar superar o ferrolho do time paranaense era a velocidade, principalmente com a utilização das laterais. Aos 28, Douglas cobrou escanteio na direita e após rebote da defesa, Luan carimbou Ícaro. Já aos 30, Rafhael Lucas lançou para Thiago Galhardo na direita e o arremate exigiu uma defesa importante de Marcelo Grohe no canto esquerdo.

Publicidade

Aos 34, Alan Santos dominou na grande área e finalizou rasteiro. Grohe pegou com segurança. O goleiro Vaná também precisou de atenção aos 35, para defender uma finalização perigosa de Luan. Na bola parada, o Grêmio abriu o placar. Douglas bateu escanteio da direita, Erazo desviou de cabeça e Pedro Geromel testou na pequena área para o fundo da rede aos 37. A vantagem durou pouco. Aos 40, Marcelo Oliveira falhou e Evandro cruzou para Rafhael Lucas dominar, driblar com direito a lençol em Rafael Galhardo para fuzilar o canto esquerdo de Marcelo Grohe.
 

Luan recebeu forte marcação e deu assistência para o gol de Douglas
Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Publicidade

No segundo tempo, a primeira chance surgiu no primeiro minuto. Rafael Galhardo cobrou falta da meia esquerda e a bola passou rente ao poste direito de Vaná. Já aos oito, Douglas cobrou falta da esquerda, a defesa afastou e Rafael Galhardo finalizou da entrada da área. A bola foi desviada e saiu à direita de Vaná. O gol da tranquilidade saiu aos 10 minutos. Fernandinho acionou Luan na linha de fundo, que cruzou rasteiro na saída do goleiro Vaná para Douglas concluir na pequena área. Aos 18, Ícaro cometeu falta violenta sobre Giuliano e foi expulso. Com a perda, o técnico Ney Franco recuou Alan Santos e Rodrigo Ramos entrou na vaga de Ivan. Já Roger Machado, para aproveitar a vantagem numérica, colocou Pedro Rocha na vaga de Giuliano. Após sofrer uma pancada, Douglas deixou o gramado para a entrada de Maxi Rodríguez, aos 29.

A última alteração foi o ingresso de William Schuster na vaga de Rafael Galhardo aos 31. Na sequência, Thiago Lopes entrou no lugar de Evandro. Aos 34, Edinho lançou em profundidade e Luan desperdiçou ao retardar a conclusão e possibilitar a defesa de Vaná. Aos 37, Maxi Rodríguez errou ao afastar e Thiago Galhardo soltou a bomba. Marcelo Grohe defendeu sem problemas. Em arremate da intermediária, Thiago Lopes acertou o travessão aos 39. Nos instantes finais, o Grêmio ainda ampliou em uma penalidade. Maxi Rodríguez foi lançado por Walace e Henrique deslocou o meia antes da finalização, aos 47 minutos. O zagueiro recebeu o cartão vermelho na jogada. Luan cobrou e fechou o marcador aos 50 minutos. No apito final, o Grêmio encerrou a fase com vitória nos dois jogos.

FICHA TÉCNICA – COPA DO BRASIL
OITAVAS DE FINAL – JOGO DE VOLTA
GRÊMIO 3 x 1 CORITIBA

Publicidade

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data: 27/08/2015
Horário: 21 horas
Árbitro: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Auxiliares: Alex Ang Robeiro (SP) e Rogerio Pablos Zanardo (SP)
Cartões amarelos: Luan (Grêmio); Alan Santos e Evandro (Coritiba)
Cartões vermelhos: Ícaro e Henrique (Coritiba)
Gols: Pedro Geromel (Grêmio) – 37min/1º, Rafhael Lucas (Coritiba) – 40min/1º, Douglas (Grêmio) – 10min/2º e Luan (Grêmio) – 50min/2º

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Rafael Galhardo (William Schuster), Pedro Geromel, Erazo e Marcelo Oliveira; Edinho, Walace, Giuliano (Pedro Rocha) e Douglas (Maxi Rodríguez); Fernandinho e Luan
Técnico: Roger Machado

CORITIBA: Bruno; Ivan (Rodrigo Ramos), Luccas Claro, Juninho (Guilherme Parede) e Henrique; Ícaro, Misael, Alan Santos e Thiago Galhardo; Evandro (Thiago Lopes) e Rafhael Lucas
Técnico: Ney Franco

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.