Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Brasileirão

Mesmo com cinco desfalques, Grêmio derrota o Figueirense em Florianópolis

Mesmo sem fazer uma grande atuação e desfalcado de cinco titulares, o Grêmio conseguiu uma importante vitória pelo Campeonato Brasileiro na noite desta quinta-feira, 3. A equipe gaúcha foi até Florianópolis e bateu o Figueirense por 2 a 0, no Estádio Orlando Scarpelli. Foi a sexta vitória consecutiva do Tricolor sobre o adversário pela competição. Bobô e Pedro Rocha anotaram os gols do time gremista, que segue em terceiro e diminuiu a vantagem para o vice-líder Atlético-MG. Agora a diferença é de apenas um ponto. Já o Alvinegro segue na 14ª posição, com 26 pontos, três a mais do que o rival Avaí, primeira equipe na zona de rebaixamento. O Grêmio volta a campo no próximo domingo, 6, quando encara o Goiás, na Arena, às 16 horas. O Figueira joga também no domingo, às 11 horas, contra o Cruzeiro, no Mineirão.

Sem vencer no Brasileirão há duas rodadas, o Grêmio entrou em campo com meio time de desfalques. Marcelo Grohe, servindo a Seleção Brasileira, e Luan, que defende a equipe sub-23 do Brasil, deram lugar a Tiago e Bobô, respectivamente. O zagueiro Erazo, convocado para atuar pelo Equador, também não atuou. Em seu lugar, Roger Machado promoveu a reestreia de Bressan, que retornou de empréstimo do Flamengo. No meio, Maicon segue se recuperando de lesão e Edinho novamente foi escalado no time titular. E Douglas, que está suspenso pelo terceiro cartão amarelo, foi substituído pelo uruguaio Maxi Rodríguez, que iniciou uma partida pela primeira vez desde que retornou ao clube. No Figueirense, o técnico René Simões optou por manter a mesma formação da equipe que bateu o Vasco no Maracanã, com três volantes e apenas Rafael Bastos na marcação. 

Em meio a pressão do Figueira, Bobô marca pela primeira vez

Publicidade

Empurrado pela torcida, o Figueirense mostrou a que veio na partida logo aos três minutos, com uma bomba de Marquinhos Pedroso de fora da área. O goleiro Tiago quase foi surpreendido, mas fez bela defesa. A resposta gremista foi rápida. E fatal. Aos seis minutos, o uruguaio Maxi Rodríguez bateu escanteio e Bobô, livre dentro da área, acertou um peixinho e mandou para o fundo do gol, abrindo o placar em Florianópolis. Primeiro gol do centroavante com a camisa do Grêmio. E o jogador quase balançou a rede novamente aos 12 minutos. Em contra-ataque, Galhardo avançou pela direita e cruzou para Bobô, que mandou por cima do gol de Alex Muralha, desperdiçando a chance para ampliar o placar no Orlando Scarpelli.

O gol sofrido não abalou o Alvinegro catarinense, que pressionou o Tricolor nos minutos seguintes. O empate quase veio aos 16 e aos 17. Primeiro, após cruzamento de Marquinhos Pedroso, Tiago saiu mal do gol e Thiago Heleno cabeceou para o gol, mas Pedro Geromel, bem posicionado, evitou. Depois, após novo levantamento para a área, Fabinho ganhou de Marcelo Oliveira e testou de cabeça, obrigando Tiago a fazer boa defesa. Se já tinha muitos problemas por lesão, Roger ganhou mais um motivo para se preocupar aos 22. Fernandinho sentiu lesão e o comandante colocou Pedro Rocha em seu lugar.

Depois de um início bastante movimentado, o jogo perdeu em qualidade e emoção na segunda metade do primeiro tempo. O Grêmio trocava passes e tentava encontrar uma brecha para ampliar o marcador, sem sucesso, enquanto o Figueira apostava nas jogadas pelos lados do campo. O Alvinegro também perdeu um jogador por lesão. Dudu deixou o campo e Marcão entrou em seu lugar. O placar quase foi alterado somente aos 40 minutos. Clayton fez bela jogada pela esquerda e, com a perna direita, finalizou bonito, quase marcando um golaço para os mandantes. Nos acréscimos, o Figueirense teve uma boa chance para o empate em cobrança de falta. Mas Rafael Bastos isolou, irritando a torcida e encerrando o primeiro tempo.

Publicidade

Pedro Rocha entra e decide

Para a etapa final, o técnico René Simões voltou com João Vitor no lugar de Paulo Roberto. E foram os donos da casa que começaram o segundo tempo pressionando. E o empate quase veio aos sete minutos. Em rápido contra-ataque pela esquerda, Clayton acionou Rafael Bastos, que invadiu a área e cortou o zagueiro, mas pegou muito mal na bola e mandou para fora. O Grêmio respondeu no minuto seguinte, em cobrança de escanteio. Assim como no primeiro tempo, Bobô subiu livre, mas dessa vez a bola subiu demais. Quatro minutos depois, uma falha da defesa quase custou caro ao Grêmio. Bressan tentou recuar para Tiago e acabou perdendo a bola para Marcão, que driblou o goleiro e finalizou. O zagueiro conseguiu se redimir e evitou o gol de empate.

O susto pelo quase gol sofrido não mudou a postura do Grêmio em campo. A equipe seguia no campo de defesa, e encontrava dificuldades para chegar ao ataque. Cansado, Maxi Rodríguez deu lugar a William Schüster, numa tentativa de Roger de dar mais velocidade ao time. Em partes, a estratégia do comandante funcionou. A equipe gaúcha passou a ficar mais com a bola no meio campo e conseguia trocar passes. E foi com sua principal arma que o Tricolor ampliou o placar, aos 32 minutos. Pedro Rocha tabelou com Walace e ficou cara a cara com Alex Muralha. E não teve trabalho para mandar para o fundo da rede, voltando a marcar após um jejum de pouco mais de um mês.

Publicidade

O jovem atacante quase marcou mais um aos 38. Em ótima jogada individual, Pedro Rocha passou pela marcação e apareceu livre dentro da área. Ele chutou, mas desta vez Alex Muralha defendeu. Desorganizado, o Figueira se lançou ao ataque, mas teve apenas uma chance para descontar, aos 40. Alemão entrou na área e chutou forte. Em dois tempos, Tiago defendeu e garantiu a vitória gremista. A sexta seguida sobre o Figueirense.

 

FICHA TÉCNICA
CAMPEONATO BRASILEIRO 2015 – 22ª RODADA
FIGUEIRENSE x GRÊMIO

Publicidade

Local: Estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis
Data: 3 de setembro de 2015, quinta-feira
Horário: 21 horas (de Brasília)
Árbitro: Raphael Claus (Fifa-SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho van Gasse (Fifa-SP) e Eduardo Gonçalves da Cruz (Asp. Fifa-MS)
Cartões amarelos: Leandro Silva, Thiago Heleno, Dener e João Vitor (Figueirense); Rafael Galhardo, Bressan, Edinho e Pedro Rocha (Grêmio)
Gols: Bobô (Grêmio) – 6min/1ºT, Pedro Rocha (Grêmio) – 32min/2ºT

FIGUEIRENSE: Alex Muralha; Leandro Silva, Bruno Alves, Thiago Heleno e Marquinhos Pedroso; Dener, Paulo Roberto (João Vítor), Fabinho e Rafael Bastos (Alemão); Clayton e Dudu (Marcão)
Técnico: René Simões

GRÊMIO: Tiago; Rafael Galhardo, Pedro Geromel, Bressan e Marcelo Oliveira; Walace, Edinho, Giuliano e Maxi Rodríguez (William Schuster); Fernandinho (Pedro Rocha) e Bobô (Vitinho)
Técnico: Roger Machado

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.