Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Futebol

Fifa só reconhece títulos mundiais de clubes a partir de 2000

O Grêmio nunca venceu um Mundial. Pelo menos para a Fifa. Em resposta a um questionamento do jornal o Estado de São Paulo, a entidade explicou que não reconhece como “oficial” os mundiais disputados no Japão durante os anos 1960 e 1990. 

Para a organização, com sede em Zurique, apenas os vencedores dos torneios a partir de 2000 são “considerados oficialmente pela Fifa como campeões mundiais de clubes”.

No comunicado, a entidade máxima do futebol afirma que reconhece o torneio vencido pelo Palmeiras nos anos 50 como o primeiro campeonato de clubes de dimensão mundial. Mas esclarece que são apenas aqueles que venceram o torneio a partir de 2000 (Corinthians) que são considerados pela entidade como oficialmente “campeões mundiais de clubes”.

Publicidade

O jornal Estado de São Paulo já havia feito a mesma consulta para a Fifa, na época que era comandada por Joseph Blatter. Na ocasião, a resposta foi outra. A entidade se limitou a esclarecer que reconhecia o torneio de 1951 como a primeira competição de dimensão mundial, sem qualificar se havia uma diferença entre os vencedores do passado e os atuais.

O ex-presidente da Fifa ainda havia informado, em 2014, que enviaria um certificado a cada um dos campeões mundiais desses demais torneios, reconhecendo seus feitos. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.