Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Bola rolando

Grêmio fica no empate com Santos e não diminui diferença para líder

O empate do Corinthians com o Flamengo na tarde deste domingo, 30, possibilitou que o Grêmio se aproximasse do líder. Para isso, no entanto, precisava vencer o Santos em confronto direto pelo G-2 na Arena. Mas o Tricolor gaúcho não fez o dever de casa. No primeiro tempo dominou a partida, mas viu o Santos abrir o placar, com David Braz. Fernandinho conseguiu empatar em seguida. Já no segundo tempo, o Peixe jogou completamente retrancado e o que se viu foram muitas faltas e pouquíssimas chances de gol.  

O resultado, claro, foi bom para o Corinthians. A diferença do líder para o Grêmio, segundo colocado, segue sendo de oito pontos. Enquanto o time paulista tem 41, o Tricolor está com 33, dois a mais que o Santos. Para se aproximar dos paulistas, o time de Renato tem pela frente um adversário que está na zona de rebaixamento: o Atlético-GO. O lanterna recebe o time gaúcho na quarta-feira, 2, às 21h45.

Primeiro tempo

Publicidade

O Grêmio entrou em campo para vencer. Para isso, Renato escalou uma equipe bem ofensiva e com uma surpresa: Everton começou como titular no lugar de Arthur, com gastroenterite. Michel, suspenso, também não jogou. Assim, Maicon e Ramiro formaram a dupla de volantes. Barrios, se recuperando de lesão, também ficou de fora. 

O jogo começou com as duas equipes se estudando. Os dois times trocavam muitos passes, mas pouco conseguiam criar. O time da casa avançou pela primeira vez aos 15 minutos. Maicon acionou Luan, que deu belo passe para Everton. O garoto, que geralmente entra na segunda etapa, finalizou, mas o goleiro Vanderlei se adiantou e tirou com o pé. Foi Everton que chutou mais uma vez aos 21 minutos. O garoto concluiu da intermediária, mas a bola foi para fora. Aos 23, foi a vez de Ramiro chutar de longe. Vanderlei espalmou, Everton pegou o rebote, mas chutou muito alto.

A partida teve um lance polêmico aos 27 minutos. Na área do Santos, Everton tentou controlar a bola e Jean Mota apareceu, por trás, para dividir. O garoto caiu e os gremistas pediram pênalti, mas o árbitro entendeu que o lance foi normal. Até por conta da escalação de Renato, o Grêmio tinha uma postura bem ofensiva. Criava oportunidades, mas esbarrava na defesa do Santos. E em grande jogada de Edilson, o Tricolor criou mais duas oportunidades de marcar. Da linha de fundo, o lateral tocou para Fernandinho. Lucas Veríssimo interceptou e a bola ficou com Everton. O jogador mandou de novo pra fora no rebote. 

Publicidade

Se o Grêmio desperdiçou várias chances de marcar, o Santos não cometeu o mesmo erro. Na única oportunidade criada, o Peixe balançoou as redes. Aos 44 minutos, Jean Mota cobrou escanteio e David Braz cabeceou forte no canto esquerdo de Marcelo Grohe, fazendo 1 a 0! Mas a comemoração dos visitantes não durou muito tempo. Em desvantagem, o Tricolor se lançou ao ataque. Edílson cruzou da direita para Pedro Rocha. O jogador concluiu muito bem e Vanderlei operou um milagre ao defender. No entanto, no rebote, Fernandinho cabeceou e deixou tudo igual na Arena.

Segundo tempo

Publicidade

Assim como em boa parte do primeiro tempo, Grêmio continuava dominando as ações da partida. A equipe mantinha a bola nos pés, mas não estava conseguindo criar na etapa complementar. O Santos estava retrancado e apostava em uma oportunidade para desempatar. E esta chance poderia ter acontecido aos 23 minutos. Em cobrança de falta, Lucas Lima bateu para a área, Ricardo Oliveira conseguiu finalizar, mas Grohe ficou com a bola. O lance, no entanto, já havia sido parado por impedimento.

E já que o Grêmio não estava conseguindo penetrar na área santista, Renato optou por fazer mudanças na equipe. Tirou Everton para a entrada do estreante Mike Arroyo aos 29 minutos. Mas o jogador pouco ficou em campo. Aos 40, Maicon cruzou e Arroyo apareceu na área para cabecear por cima. Porém, foi marcado impedimento no lance. Na subida, ele dividiu com Victor Ferraz e ficou caído. O equatoriano precisou sair do jogo, sangrando muito, e foi direto pro vestiário. 

O que faltou de criação na segunda etapa, sobrou de violência. Os jogadores estavam nervosos e Edílson chegou a ser expulso. Aos 55 minutos, houve uma última chance. Luan chutou colocado da entrada da área, e Vanderlei fez mais uma boa defesa. 

Publicidade

RASILEIRÃO
GRÊMIO X SANTOS

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 30 de julho de 2017, domingo
Horário: 19 horas
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil e Neuza Ines Back (ambos de SC)
Cartões amarelos: Yuri (Santos), Maicon (Grêmio), Edílson (Grêmio), Vanderlei (Santos), Ramiro (Grêmio), Geromel (Grêmio), Thiago Ribeiro (Santos), Lucas Lima (Santos), David Braz (Santos)
Cartão vermelho: Edílson (Grêmio)
Gols: David Braz, para o Santos (44 min/1º T), Fernandinho, para o Grêmio (46 min/1ºT)

Publicidade

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kanneman e Cortez; Ramiro, Maicon, Fernandinho, Luan e Pedro Rocha; Everton (Mike Arroyo) (Jaílson).
Técnico: Renato Portaluppi

SANTOS: Vanderlei, Ferraz (Daniel Guedes), Lucas, Braz e Jean; Alison (Leandro Donizete), Yuri e Lucas Lima; Copete, Bruno Henrique e Ricardo Oliveira (Thiago Ribeiro).

Técnico: Levir Culpi

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.