Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Único brasileiro

No sufoco, Grêmio vence Botafogo e está na semifinal da Libertadores

Foi no sufoco que o Grêmio garantiu a classificação para a semifinal da Copa Libertadores da América. Após empatar com o Botafogo sem marcar gols na primeira partida, o Grêmio entrou em campo precisando vencer na noite desta quarta-feira, 20, na Arena, em Porto Alegre, pelas quartas de final da competição. O primeiro tempo foi de sustos, com domínio dos visitantes. Mas, já na segunda etapa, o Grêmio conseguiu fazer o gol que deu vaga à próxima fase. O tento saiu da cabeça de Lucas Barrios, que subiu mais alto que a zaga botafoguense após cobrança de falta. Agora, o time de Renato enfrenta o Barcelona de Guayaquil, que venceu o Santos na Vila Belmiro.

A notícia que os gremistas temiam veio antes do apito inicial. Ao ser divulgada a escalação, Luan não aparecia entre os jogadores titulares. Ficou, no entanto, entre os reservas. O jogador ainda se recupera de uma lesão na coxa direita e só entrou em campo nos minutos finais. Por outro lado, Geromel e Michel voltaram a jogar. O zagueiro não atuou na primeira partida da final por conta de uma lesão muscular na coxa direita. Já o volante estava suspenso. 

Primeiro tempo

Publicidade

Ainda que estivesse sem Luan, o Grêmio contou com um reforço na partida. A torcida, que compareceu em peso na Arena, cantava tentando empurrar o time desde o apito inicial do árbitro. O time visitante, no entanto, não parecia intimidado. Afinal, se fizesse um gol, obrigaria o time da casa a fazer dois. Os cariocas marcavam muito bem e deixavam os jogadores do Tricolor sem espaços para criar. Com isso, o resultado foi de um primeiro tempo com domínio dos visitantes. 

A primeira chance foi do Grêmio. Aos cinco minutos, Cortez chutou uma bomba do meio da rua, mas a bola foi muito alta. Os torcedores gremistas quase viram o Grêmio ficar em uma situação complicada aos nove minutos. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou na área. De calcanhar, Bruno Silva finalizou. Grohe conseguiu afastar, mas na sobra, Igor Rabello chutou. Para sorte dos gremistas, a bola acertou a zaga.

Fernandinho quase marcou o gol gremista aos 21 minutos. Após cruzamento, Barrios acionou o atacante, que teve tempo de ajeitar a bola e finalizar muito bem. O tento só não veio porque a bola acertou o travessão. O Botafogo teve duas boas oportunidades aos 23 e 24 minutos. Primeiro, o Kanneman errou na cobrança de lateral e a bola sobrou para Pimpão. Ele avançou, deixou o zagueiro pra trás e finalizou. Grohe salvou. Pouco depois, Bruno Silva concluiu e a bola bateu na trave.

Publicidade

O bom momento do Botafogo na partida mudou até o comportamento de quem estava na arquibancada. Os torcedores cariocas aumentaram o tom e passaram a empurrar os visitantes. Aos 33 minutos, o time visitante quase marcou. Victor Luis concluiu muito forte e Marcelo Grohe conseguiu espalmar. Roger apareceu sozinho para empurrar pra dentro, mas, por sorte, o assistente assinalou impedimento. Aos 34, mais uma chance do time visitante. Pimpão acionou Roger e Geromel apareceu para afastar o perigo.

Sofrendo pressão dos visitantes, Renato Portaluppi nem esperou o intervalo pra fazer a primeira troca na equipe. Sacou Léo Moura e colocou Everton no time titular. E parece ter dado resultado. Aos 42 minutos, Fernandinho recebeu na direita, levou para o meio e finalizou, mas foi à esquerda do gol de Gatito. Pouco depois, aos 46, Everton dominou e chutou, mas mandou para fora.

Segundo tempo

Publicidade

Na segunda etapa, o Botafogo já não dominava as ações do jogo, como na primeira etapa. A partida ficou mais equilibrada e, em um lance de bola parada no começo do segundo tempo, o Grêmio poderia ter aberto o placar. Fernandinho cobrou a falta e Michel, de cabeça, finalizou. Gatito precisou se espalmar para afastar o perigo. Depois desta chance, o time da casa voltou a passar trabalho. Não conseguia ficar com a bola no pé, errava passes bobos e jogadores geralmente seguros, como o zagueiro Kanneman, abusavam das lambanças. Até o Grohe quase deixou os visitantes fazerem um gol. Aos 13, o goleiro saiu mal do gol após bola alçada na área. Ele não conseguiu pegar, mas recuperou antes de Roger chegar.

Apesar do Botafogo estar dominando a partida, foi o Grêmio que abriu o placar. Com dificuldade para encontrar espaços e criar, o gol só podia sair em uma bola parada. Aos 17 minutos, Edílson cobrou falta e Lucas Barrios, de cabeça, mandou para o fundo das redes. 1 a 0 Grêmio! E aos 28, o time da casa poderia ter aumentado a diferença. Após escanteio, Kanneman cabeceia para baixo e a bola bate nas costas de Michel. Gatito fez grande defesa. Depois disso, nada de grandes chances para nenhum dos lados. O clima ficou tenso e o jogo, truncado. No fim, comemoração dos pouco mais de 50 mil gremistas que se fizeram presentes na Arena. 

LIBERTADORES

Publicidade

GRÊMIO X BOTAFOGO

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data: 20 de setembro de 2018 
Horário: 21h45
Árbitro: Patricio Lostau (Argentina)
Assistentes: Juan Belatti (Argentina) e Ezequiel Brailovsky (Argentina)
Cartões amarelos: Igor Rabello (Botafogo), Geromel (Grêmio), João Paulo (Botafogo), Kanneman (Grêmio), Roger (Botafogo), Cortez (Grêmio), Edílson (Grêmio)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edilson, Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Michel, Arthur, Ramiro (Luan), Léo Moura (Everton) e Fernandinho; Lucas Barrios (Jaílson)
Técnico: Renato Gaúcho

Publicidade

BOTAFOGO: Gatito Fernández; Arnaldo, Joel Carli, Igor Rabello e Victor Luis; Rodrigo Lindoso, Matheus Fernandes (Leonardo Valencia), Bruno Silva e João Paulo (Brenner); Rodrigo Pimpão (Guilherme) e Roger
Técnico: Jair Ventura

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.