Gauchão 28/01/2018 19h01 Atualizado às 07h52

Grêmio perde para o São José e segue na zona de rebaixamento

Time de César Bueno foi derrotado na tarde deste domingo, 28. Gols foram marcados em quatro minutos

A participação do time de transição do Grêmio no Gauchão terminou bem diferente do que se esperava. Em quatro jogos, foram três derrotas e um empate. A última delas foi no jogo deste domingo, 28, no Estádio Passo D'Areia, contra o São José. A equipe do treinador César Bueno sofreu um apagão e perdeu por 2 a 0 - gols de Éverton Alemão, aos 30 minutos, e Rafael Goiano, aos 34 do segundo tempo. Com isso, o Tricolor está na zona de rebaixamento. É o penúltimo colocado, na frente apenas do Novo Hamburgo, com um ponto.O Tricolor tem também a pior defesa do campeonato: sofreu 11 gols, nove no segundo tempo das partidas. 

A partir da próxima rodada, quando o Grêmio jogará contra o Cruzeiro, na Arena, no sábado, 3, às 17 horas, o time de Renato Portaluppi começa a disputa do Gauchão. Por enquanto, a equipe está em pré-temporada. Já o São José, na quarta colocação, com nove pontos, vai à Serra jogar contra o Caxias, no Estádio Centenário, no próximo domingo, 4. 

Primeiro tempo

O jogo começou equilibrado. As duas equipes trocavam passes e procuravam espaços, mas tinham dificuldade de chegar no ataque. A primeira finalização foi do Grêmio. Alisson cruzou na área para Leonardo Gomes, que finalizou forte. A bola, no entanto, saiu à esquerda da meta defendida por Fábio. Pouco depois, aos 14, Balbinho arriscou de longe, mas também mandou pra fora. Aos 17, o Tricolor criou uma oportunidade em uma bola parada. Alisson cobrou falta, Paulo Miranda cabeceou, mas mandou pra fora. O lance já não valia mais nada, porque a arbitragem já havia assinalado impedimento do zagueiro. O Tricolor voltou a finalizar aos 27 minutos, mas sem perigo. Lima recebeu de Madson e finalizou na mão do goleiro Fábio. 

O jogo seguia sem muita emoção no gramado sintético do Passo D'Areia. Mas o São José surpreendeu aos 29 minutos e Bruno Grassi, que vinha sendo muito criticado, fez um milagre. Felipe Guedes cobrou escanteio e a bola ficou com o zagueiro Bruno Jesus. O  jogador finalizou de calcanhar e o goleiro gremista foi obrigado a fazer uma linda defesa. O Grêmio respondeu. Pepê concluiu de longe, com o gol descoberto, e Rafael Goiano apareceu para tirar de cabeça. Aos 39, Bruno Grassi segurou a bola após um cruzamento do São José. Clayton avançou em velocidade, deixando Leo Gomes pra trás, e acionou Marcel. Ele procurava Mateus Totó na área, mas o goleiro se antecipou e impediu que o jogador empurasse pra dentro. 


Fotos: Lucas Uebel/Grêmio

Segundo tempo

As duas equipes retornaram do vestiário com as mesmas formações da primeira etapa. Ambos os times precisavam de vitória - o Grêmio para sair da zona de rebaixamento e o São José para se aproximar dos líderes - mas os dois tinham dificuldades de chegar ao ataque. Aos dois minutos, o Tricolor teve a primeira chance da etapa com Pepê. O jogador invadiu a área e, quando foi finalizar, sofreu um toque e chutou torto. O árbitro não marcou penalidade.

A trave salvou o Grêmio aos 16 minutos. O São José puxou o contra-ataque com Dudu Mandai. Ele driblou Lima, avançou em velocidade e acionou Clayton. O jogador entrou na área e finalizou de canhota. Seria um golaço, se a bola não tivesse explodido no travessão. Pouco depois, aos 28, houve mais um contragolpe do time da casa. João Pedro chutou forte da entrada da área e o zagueiro Mendonça colocou a mão na bola. O árbitro assinalou falta. Na cobrança, Alemão não perdoou. O jogador cobrou muito bem, Bruno Grassi pulou para defender, mas a bola morreu no fundo da rede. Gol do São José!

O treinador do Grêmio, César Bueno, não escondeu a insatisfação com o resultado. O Grêmio até voltou a atacar, aos 32, com Rodrigo Ancheta. Ele finalizou e  a bola até assustou, mas passou por cima. Sem marcar, os jogadores parecem ter sofrido um apagão e o São José fez mais um aos 34 minutos, com Rafael Goiano. Canhoto cobrou escanteio e sobrou pro jogador empurrar pra dentro. 2 a 0 São José! Dudu Mandai ainda poderia ter aumentado a diferença no placar aos 44 minutos. O jogador arriscou de fora e a bola acabou saindo por cima do gol. No fim, ficou 2 a 0 e o Grêmio volta pra casa sem vencer. 


 

GAUCHÃO

Data: Domingo  - 28 de janeiro
Horário: 17 horas
Local: Passo D'Areia – Porto Alegre
Árbitro: Érico Andrade
Cartões amarelos: Éverton Alemão (São José), Balbino (Grêmio), Dudu Mandai (São José), Mendonça (Grêmio)
Gols: Éverton Alemão (30 min/2ºT) e Rafael Goiano (34 min/2ºT)

SÃO JOSÉ: Fábio; Marcel, Goiano, Bruno Jesus e Everton Alemão; Dudu Mandai, Matheuzinho (Canhoto), Felipe Guedes; Mateus Totô (João Pedro), Clayton (Igor) e Kelvin Técnico: Rafael Jaques

GRÊMIO: Bruno Grassi; Madson, Paulo Miranda, Mendonça e Leonardo Gomes; Balbino (Rodrigo Ancheta), Jean Pyerre (Isaque), Matheus Henrique, Pepê; Alisson e Lima (Dionathã) Técnico: César Bueno