Brasileirão 2018 02/12/2018 12h19

Grêmio enfrenta o Corinthians para garantir vaga no G-4

De contrato renovado, o técnico Renato Portaluppi deseja conduzir a equipe à fase de grupos da Libertadores

Desde que Renato Portaluppi assumiu o comando do Grêmio em setembro de 2016, a Copa Libertadores e os torneios mata-mata viraram prioridade na equipe. De contrato renovado para a próxima temporada, o treinador comanda o time neste domingo, 2, às 17 horas, na Arena Grêmio, em Porto Alegre, diante do Corinthians, para assegurar que o time inicie o torneio continental em 2019 já da fase de grupos.

O Grêmio começa a última rodada do Campeonato Brasileiro em quarto lugar com 63 pontos, empatado com o São Paulo, mas à frente na tabela de classificação por ter uma vitória a mais - 17 a 16. Assim, o triunfo em Porto Alegre garante a vaga do time gaúcho no G4 sem depender do resultado do confronto entre paulistas e a Chapecoense, na Arena Condá, em Chapecó.

A partida será a primeira do Grêmio após Renato Portaluppi renovar o seu contrato por mais uma temporada. O treinador despertou o interesse do Flamengo, mas optou por permanecer mais um ano, ficando com o presidente Romildo Bolzan até o fim do seu mandato. E garante que a sede de títulos está intacta.

"Preferi ficar pela conversa que sempre tive com o presidente, o carinho da torcida. Dirigir um grupo maravilhoso, vencedor. Acima de tudo, porque acredito que tenho muita coisa para conquistar aqui no Grêmio", afirmou Renato Gaúcho, que venceu a Copa do Brasil em 2016 e a Libertadores do ano passado pelo clube e deverá ser ovacionado pela torcida neste domingo na Arena Grêmio.

O treinador precisa lidar com a oscilação da equipe, que tropeçou nos dois compromissos anteriores. E não poderá contar com Pedro Geromel, que está suspenso e terá a sua vaga ocupada por Marcelo Oliveira, escolhido para ser improvisado na zaga, ao lado do argentino Kannemann.

Com dores na panturrilha direita, que o impediram de treinar com normalidade durante toda a semana, Jean Pyerre é outra baixa para a partida. O treinador evitou confirmar a escalação gremista, mas Léo Moura é o favorito para ocupar a lateral direita, enquanto que Jael, também de contrato renovado, deverá comandar o ataque.


Corinthians tenta vaga na Sul-Americana

O Corinthians visita o Grêmio neste domingo, às 17 horas, na Arena Grêmio, em Porto Alegre, pela 38.ª e última rodada do Campeonato Brasileiro, em partida que deve marcar a despedida do técnico Jair Ventura e do meia Danilo. O treinador deve dar lugar a Fábio Carille, em fase de negociação. Neste último duelo, ainda tenta a primeira vitória como visitante à frente do time. Um triunfo garante a equipe na Copa Sul-Americana do ano que vem.

Danilo, de 39 anos, não teve o contrato renovado pela diretoria e se despede como um dos grandes ídolos da história do clube: em nove temporadas, conquistou oito títulos. Contra o Grêmio, o veterano deverá começar no banco de reservas. "Tem o jogo de domingo contra o Grêmio e na segunda-feira começarei a trabalhar para o ano que vem. Já estão me colocando em vários times. Por um lado é bom porque a gente vê que tem mercado", comentou.

O meio-campista avisou que pretende atuar por mais uma temporada e que conversou com a diretoria do clube para voltar como dirigente. "Tivemos uma conversa muito boa com Duílio (Monteiro Alves, diretor de futebol) e o Andrés (Sanchez, presidente). As portas estão abertas. Tudo na vida tem seu momento. Espero que seja um até breve. Voltar seria um sonho. Saí com as portas abertas e isso é o principal", afirmou o jogador.

Jair Ventura optou por manter formação semelhante ao da última rodada - empate sem gols contra a Chapecoense, em São Paulo -, com um quarteto ofensivo formado por Pedrinho, Mateus Vital, Jadson e Romero. A única novidade na escalação será a entrada do volante Gabriel na vaga de Ralf, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

FICHA TÉCNICA
BRASILEIRÃO 2018 - 38ª RODADA
GRÊMIO x CORINTHIANS

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Data: 02 de dezembro de 2018, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo (Fifa-MG) e Sidmar dos Santos Meurer (MG)

GRÊMIO: Paulo Victor; Leonardo, Kannemann, Marcelo Oliveira e Bruno Cortez; Michel, Matheus Henrique, Ramiro e Cícero; Everton e Jael
Técnico: Renato Portaluppi

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Léo Santos, Henrique e Carlos; Gabriel e Thiaguinho; Pedrinho, Jadson e Mateus Vital; Romero
Técnico: Jair Ventura