Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Michel Temer

Conheça a trajetória política do novo presidente da República

Michel Temer assumiu interinamente a Presidência da República no dia 12 de maio por força da decisão do Senado de dar continuidade ao pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff em sessão iniciada no dia 11 de maio e encerrada na madrugada do dia seguinte.

Pela legislação do impeachment (Lei 1.079/1950), aprovada a admissibilidade, o presidente da República é afastado do cargo por 180 dias, a partir da ciência da instauração do processo e o vice-presidente é convocado a assumir interinamente a presidência.

Temer é o primeiro paulista a ocupar a Presidência da República em 110 anos. O último a ocupar o posto foi Rodrigues Alves, de 1902 a 1906. Depois disso, outros políticos com carreira construída no estado receberam a faixa presidencial, mas nenhum nasceu de fato em São Paulo.

Publicidade


Michel Temer no começo da carreira política
Foto: Reprodução/Agência Senado

Natural de Tietê, a 121 quilômetros da capital, Michel Miguel Elias Temer Lulia nasceu em 23 de setembro de 1940 e é o caçula de oito irmãos de uma família católica de origem libanesa. Na Universidade de São Paulo (USP), apaixonou-se pelo Direito e construiu uma carreira dedicada às ciências jurídicas, que inclui um doutorado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP) e a autoria de livros sobre Direito Constitucional.

A carreira política foi iniciada como oficial de gabinete do secretário de Educação de São Paulo, Ataliba Nogueira, entre 1964 e 1966. Em 1970, tornou-se procurador do estado, chegando a procurador-geral em 1983.

Publicidade

PMDB

Michel Temer tem uma vida dedicada ao PMDB, partido ao qual se filiou em 1981. De 1987 a 1991, foi deputado constituinte e, depois, reeleito deputado federal por mais cinco mandatos. Licenciou-se do cargo somente para reassumir a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e, depois, a Secretaria de Governo.

Foi três vezes presidente da Câmara dos Deputados. Nessa condição, assumiu a Presidência da República interinamente por duas vezes: de 27 a 31 de janeiro de 1998 e em 15 de junho de 1999, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

Publicidade

De 2001 ao fim de 2010, presidiu o Diretório Nacional do PMDB, de onde se licenciou em 2011, para assumir como vice de Dilma Rousseff.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.