Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Gauchão 2015

Inter abre Gauchão com empate contra o Lajeadense, que conquista a Recopa Gaúcha nos pênaltis

O Internacional empatou em 1 a 1 com o Lajeadense neste domingo, 1º de fevereiro, na estreia do Campeonato Gaúcho 2015, na Arena Alviazul, em Lajeado. Os gols saíram somente no segundo tempo. Gilmar marcou de pênalti aos três minutos e Ernando cabeceou na pequena área para empatar aos nove minutos. Na tabela, Inter e Lajeadense ficam atrás das equipes vitoriosas na primeira rodada, que arrancaram com três pontos. O título da Recopa Gaúcha foi decidido nos pênaltis. E o Lajeadense levou a melhor ao vencer por 3 a 1, com destaque para Luiz Müller, autor de duas defesas.

O Internacional entrava em campo para o primeiro jogo oficial sob o comando do uruguaio Diego Aguirre. Nos amistosos da pré-temporada, uma vitória contra o Juventude por 3 a 1 no Alfredo Jaconi e uma derrota no Beira-Rio para o Shakhtar Donetsk, por 2 a 1. O torcedor poderia ter uma noção melhor do que o novo técnico poderá desenvolver na equipe ao longo da temporada. O Inter não teria Nilmar por lesão e os reforços Réver e Vitinho por questões legais. Outros jogadores, como Willians, Ygor, Jorge Henrique e Wellington Paulista, já não fazem parte do elenco e serão negociados nos próximos dias. Por outro lado, o Colorado vai anunciar a contratação do meia Anderson, que estava no Manchester United, na segunda-feira.

Além de ser válido pela primeira rodada do torneio estadual, o confronto também determinaria o campeão da Recopa Gaúcha. O Inter é o atual campeão gaúcho, enquanto o Lajeadense conquistou a Supercopa Gaúcha no ano passado. Aliás, a equipe de Lajeado chega motivada para o Gauchão por ter mantido a base do ano passado, que também levou os títulos da Copa Sul-Fronteira e Copa Fernandão. Nos amistosos, venceu o Juventude por 2 a 1 em Farroupilha e empatou com o Avenida por 2 a 2 em Santa Cruz do Sul. Winck optou pela escalação de Michel na vaga de Ramon e não teria o sobrinho Lucas, lesionado.

Publicidade

Com o apito do árbitro Anderson Daronco, agora pertencente ao quadro da Fifa, o Internacional deu início à sua campanha no Gauchão 2015. Nos primeiros minutos, o que se viu foi muita disputa pela bola. O Inter se adaptava ao esquema diferenciado, com Rafael Moura centralizado e Eduardo Sasha atuando nos flancos do gramado. O Lajeadense se dedicava a reduzir os espaços e priorizava a marcação. O Inter quase marcou aos 13 minutos, mas o assistente Marcelo Barison assinalou impedimento. D’Alessandro cobrou falta da meia direita, Fabrício desviou de cabeça e Ernando concluiu com um cabeceio na pequena área. O zagueiro estava em posição irregular. A bola passou rente à trave direita de Luiz Müller.

Depois da parada de reidratação, o Lajeadense passou a povoar melhor o campo de ataque. Em uma confusão na área, os jogadores pediram pênalti aos 26 minutos. Márcio Goiano alçou na área e Gilmar cabeceou sobre Eduardo Sasha. A bola tocou acidentalmente no braço do atacante e o árbitro mandou seguir a jogada. Aos 30, Michel arriscou o chute e a bola saiu longe do gol, à direita de Alisson. Aos 37, Alex conduziu a bola e driblou o marcador para bater de perna esquerda da intermediária. A bola saiu rasteira e fraca, sem problemas para Luiz Müller. Aos 40, Alex acionou Rafael Moura, que cabeceou com dificuldade em função da marcação. A jogada foi invalidada por impedimento. Aos 41, D’Alessandro tentou da meia esquerda e o chute saiu com muita força, fazendo a bola subir demais. O árbitro Anderson Daronco coibia as reclamações excessivas de D’Alessandro, conforme orientações prévias da FGF à respeito da indisciplina dos atletas em campo.

O segundo tempo começou movimentado. No primeiro minuto de jogo, Anderson Daronco assinalou pênalti a favor do Lajeadense. Léo empurrou Gilmar, que acabou se desequilibrando na disputa da bola com Ernando na área. Como autor da infração, Léo foi expulso. Gilmar bateu no canto direito de Alisson, que caiu no canto oposto, e abriu o marcador na Arena Alviazul aos três minutos. Com o gol sofrido e um jogador a menos, Diego Aguirre resolveu agir. Colocou Cláudio Winck na vaga de Alex. O Inter acelerou e passou a pressionar o adversário em busca do empate. O gol colorado não demorou a sair. Aos nove minutos, D’Alessandro cobrou escanteio pela direita, Nilton desviou de cabeça e Pauão deu uma bicicleta na pequena área. Com o gol livre, Ernando escorou de cabeça para anotar o primeiro tento do Inter na competição. Luís Carlos Winck decidiu substituir Michel por Vinícius após o Lajeadense sofrer o gol do empate. O volante reforçaria o meio-campo, enquanto um homem de ataque seria sacrificado. Aos 12, Cláudio Winck arriscou o chute e obrigou Luiz Müller a defender em dois tempos. Diego Aguirre ousou aos 16 minutos, ao sacar Rafael Moura para a entrada de Eduardo Sasha. O time atuaria sem nenhum atacante de ofício.

Publicidade

O Inter levou perigo aos 24 minutos. Eduardo Sasha dominou na área, girou e bateu de perna direita. Luiz Müller mandou para escanteio. Com cartão amarelo, Paulo Josué deu lugar a Ramon, que atuaria mais próximo de Gilmar, na função que era executada por Michel. Aos 28, Rafael Gava levantou a bola na área pela direita e Gilmar cabeceou. Alisson saltou para espalmar. A jogada não valeu devido à posição irregular do atacante. Aos 31, Gilmar foi derrubado por Aránguiz na intermediária. Rafael Gava bateu por cima do gol de Alisson. Desgastado e com dores nas costas, Gilmar saiu aos 35 para a entrada de Quaresma. O garoto já teve oportunidade de marcar aos 36 minutos. Recebeu na área e bateu de canhota. A bola passou à esquerda de Alisson. Aos 39, Thiago Machado cruzou e Quaresma cabeceou firme. Alisson mandou para escanteio. Aos 41 minutos, Alisson se atrapalhou e Everton deixou a bola escapar. Vinícius tentou a finalização, mas o goleiro se recuperou e conseguiu fazer a defesa. Aos 44, D’Alessandro levou perigo na tentativa de um gol olímpico. Aos 45, Cláudio Winck bateu de fora da área e Luiz Müller mandou para escanteio. 

O empate persistiu e a disputa pelo título da Recopa Gaúcha foi para os pênaltis. O Lajeadense abriu a série com gol de Rafael Gava, com batida no canto direito. Luiz Müller caiu no canto esquerdo para defender a cobrança de D’Alessandro. Márcio Goiano bateu no canto esquerdo e marcou. Eduardo Sasha cobrou rasteiro e acertou a trave direita. Ramon tentou o canto direito e errou. Nilton bateu forte no canto esquerdo e balançou a rede. Vinícius bateu alto no canto esquerdo e converteu. A cobrança de Fabrício poderia definir. E o chute do lateral parou nas mãos de Luiz Müller. Festa do Lajeadense no gramado da Arena Alviazul, para comemorar a conquista da Recopa Gaúcha.

FICHA TÉCNICA 
GAUCHÃO 2015 – 1ª RODADA
RECOPA GAÚCHA 2015
LAJEADENSE 1 x 1 INTERNACIONAL

Local: Estádio Alviazul, em Lajeado
Data: 1º de fevereiro de 2015, domingo
Horário: 17 horas (de Brasília) 
Árbitro: Anderson Daronco
Assistentes: Marcelo Bertanha Barison e Julio Cesar dos Santos
Cartões amarelos: Michel, Thiago Machado, Paulo Josué e Quaresma (Lajeadense); Paulão, Léo e D’Alessandro (Inter)
Cartão vermelho: Léo (Inter)
Gols: Gilmar (Lajeadense) – 3min/2º e Ernando (Inter) – 9min/2º
Pênaltis: Rafael Gava, Márcio Goiano e Vinícius converteram para o Lajeadense, enquanto Ramon desperdiçou; Nilton converteu para o Internacional, enquanto D’Alessandro, Eduardo Sasha e Fabrício desperdiçaram

Publicidade

LAJEADENSE: Luiz Müller; Thiago Machado, Leandro Camilo, Everton e Márcio Goiano; Marabá, Mateus Santana, Rafael Gava e Paulo Josué (Ramon); Michel (Vinícius) e Gilmar (Quaresma)
Técnico: Luís Carlos Winck

INTERNACIONAL: Alisson; Léo, Ernando, Paulão e Fabrício; Nilton, Aránguiz, Alex (Cláudio Winck) e D’Alessandro; Eduardo Sasha e Rafael Moura (Valdívia)
Técnico: Diego Aguirre

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.