Volta 02/01/2018 09h38

Internacional inicia a temporada de retorno à elite

Elenco se apresenta com a base do time que terminou 2017 como titular e seis novidades buscadas nas últimas semanas de dezembro

Foto: Ricardo Duarte/Internacional

Técnico Odair Hellmann foi efetivado no cargo, mas fotografia do time terá mudanças
Técnico Odair Hellmann foi efetivado no cargo, mas fotografia do time terá mudanças

As atividades do Internacional na temporada de retorno à elite do futebol nacional começarão hoje à tarde. Efetivado no cargo ao final da disputa da Série B do Campeonato Brasileiro, o técnico Odair Hellmann tem à disposição todos os jogadores que fecharam o último ano como titulares – vitória por 2 a 0 sobre o Guarani, no Beira-Rio, em 25 de novembro – e recebe seis novidades, contratadas ao longo de dezembro.

Cinco caras novas vão ser integradas ao elenco hoje: os laterais Ruan e Dudu, ambos para a direita, os volantes Gabriel Dias e Patrick, e o centroavante Roger. O atacante Wellington Silva também deve estar no Beira-Rio nesta tarde, mas a sua oficialização será amanhã. Entre os remanescentes de 2017, que formam a grande base do grupo de Odair Hellmann, três jogadores têm chances de serem negociados na janela de transferências internacionais: o volante Rodrigo Dourado e os atacantes Nico López e William Pottker.

Odair evita adiantar detalhes sobre a estruturação da equipe que começará a temporada como titular. “A partir do início do trabalho, no dia a dia dos treinamentos, as situações que teremos vão se mostrar. Precisamos enaltecer o grupo, o coletivo. A espinha dorsal tem cinco ou seis jogadores (do ano passado). No grupo, tem 30 (para serem avaliados a partir de hoje)”, explicou o treinador.

O Colorado estará em até quatro competições neste ano. Estreará no Gauchão no dia 18 deste mês, contra o Veranópolis em casa. Na Copa do Brasil, sem data confirmada, iniciará diante do Boavista em Saquarema (RJ). O Brasileirão vai começar em 14 e 15 de abril, mas por enquanto não há tabela de jogos. A nova edição da Copa da Primeira Liga é uma incógnita total.

Treze nomes no BID, todos fora dos planos

O novo ano começou com a publicação ontem, no Boletim Diário Informativo (BID) da Confederação Brasileira do Futebol, de 13 contratos de renovação ou definitivos do Internacional com jogadores que voltam de empréstimos a outros clubes. Contudo, é pouco provável que algum deles seja aproveitado na equipe de Odair Hellmann em 2018. Todos estão liberados para procurarem outros destinos.

O volante Anselmo é um deles, mas já está certo que permanecerá emprestado ao Sport Recife até o fim do ano – o zagueiro Léo Ortiz, que não se firmou no time colorado em 2017, também vai ao Leão da Ilha. O lateral-esquerdo Artur, que estava na Ponte Preta, será cedido ao Brasil, de Pelotas, e Alan Ruschel, da mesma posição, continua na Chapecoense.

As maiores incógnitas são o zagueiro Paulão e os meias Anderson e Seijas, todos de altos salários e que retornam, respectivamente, de Vasco, Coritiba e Chape. Os demais jogadores que apareceram no BID e não estão nos planos do Internacional para este ano são: o zagueiro Alan Costa, os laterais-esquerdos Fabrício e Geferson, os meias Silva, Fernando Bob e Gustavo Ferrareis, e o atacante Marquinhos.