Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Executive Coach

A sabedoria do fim do mundo

Ontem acordamos chocados com o acidente da equipe chapecoense. A cada dia, uma notícia intensa comove o mundo. Afinal, o que está acontecendo? Estudiosos ligam todas essas mudanças ao progresso moral do nosso mundo. Céticos, pragmáticos e pessoas sem conhecimento espiritual têm dificuldade de entender essa linguagem, que até então tem sido fantasiosa, holística e pouco mensurável. O fato é que a ciência e a espiritualidade se encontraram, e cada vez mais lemos notícias que trazem à luz de todos o que grupos espiritualistas já estudam há anos. 
E como lidar com esta época de forma serena, tranquila e equilibrada? 

Primeiro, aceitando a vida e seu ritmo sem a ilusão de que temos algum poder verdadeiro sobre ela. Diminuindo as expectativas de que as coisas serão como gostaríamos que fosse. Aceitando a finitude da vida. Sim, a morte chegará para todos, e precisamos aprender a vê-la como uma passagem, não como o fim. Abandonando discussões infantis, arbitrárias, onde se deseja ter razão sobre a verdade do outro, onde se distorce palavras para justificar visões parciais, onde se acusa o outro, onde se cita contraponto, mas na verdade estamos agredindo as ideias de alguém. Somos livres, cada um vive com sua verdade, e nenhum ser humano tem a verdade absoluta. É preciso expandir a consciência e saber da nossa grandeza e, ao mesmo tempo, da nossa pequenez perante o mundo. O que importa ganhar uma discussão? Quem liga para os dilemas do mundo, dos povos, do passado? 

A verdade é que precisamos olhar para a frente como uma grande irmandade. Não importa sua cor, sua origem, opção sexual, o saldo bancário. Todos temos o mesmo destino, e uma tarefa humana de melhorar a nós mesmos e de contribuir com o planeta que vivemos, moralmente. É tempo de filtragem moral, é tempo de queda, é tempo de contemplação, de silêncio, de reflexão. Antes de falar, ouça. Antes de apontar, reflita sobre as suas atitudes. Opine quando alguém pedir sua opinião e quando o fizer, traga valor, respeito e coisas úteis nas palavras. Escolha as palavras. Muitas vezes a sabedoria está em silenciar, aprender, andar com o grande fluxo do universo.

Publicidade

Provoque debate, não embate. As pessoas não estão interessadas na sua causa, no seu problema, nas suas mágoas. Somos insignificantes, e o mundo irá para onde precisa ir. Não defenda causas perdidas, como corrupção, caminhos ilícitos, atitudes que agridem a vida. Use sua energia para propagar o bem, para influenciar outras pessoas de forma positiva. Acredite, a vida é um voo solo. Chegamos e partimos sozinhos. Acostume-se e viva o melhor que puder, é isso que fará com que você chegue no final com orgulho do que construiu e deixou.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.