Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Futurismo & Coaching

Emprego ou liberdade? Todos seremos free workers

Fomos treinados para buscar segurança, garantia, para evitar o erro, o risco e desejar uma vida tranquila. O erro era ligado à incompetência, a desperdício, a fracasso. Ao longo do tempo descobrimos que o fracasso está no caminho do sucesso, e que o medo faz parte do paradigma da escassez, que nos faz acreditar que “não tem” para todo mundo, então tememos alguma coisa ou tememos não encontrar um lugar de relevância no mundo. O novo mundo, que começa agora com a era digital, testa o modelo da abundância, que diz que “tem para todo mundo”, então podemos compartilhar, doar, arriscar. Fracasso virou sinônimo de sucesso, estão aí as startups para provar isso. 

Os jovens da minha época viviam atormentados na hora de escolher uma universidade. E se não for isso, e se não der certo, e se eu não tiver sucesso ou aprovação dos pais e da sociedade. Quero ser referência, quero ser bem-sucedido, e isso significava ter coisas, posições e status. Pois bem, a liberdade chegou. O jovem atual não escolherá universidade, ele fará micrograduações de acordo com a necessidade, terá mais de cinco carreiras durante a vida e mais de um trabalho ao mesmo tempo. Será livre, autêntico, responsável, relevante. 

Não dependerá da aprovação de ninguém, e sim do aprendizado de suas experiências. Não aceitará ser confinado, nem trabalhará 15 horas por dia, mas mesmo assim vestirá a camisa do projeto que representa. Rejeita hierarquia, carreiras quadradas, vida vazia. Não serve à premissa do ser escravo do dinheiro, ou do que os outros acham importante. 

Publicidade

Nas grandes capitais e mesmo no interior do Brasil, muitos já são os trabalhadores livres, os free workers. Trabalham de qualquer lugar, estão conectados, são responsáveis, entregam mais que o esperado, compõem sua renda. Abrem mão de direitos que viciam, de trabalhos que aprisionam a criatividade, de rotinas que não passam de caos disfarçado de trabalho. 

Têm valores morais, éticos, sociais. Apreciam a família, sua vida, o mundo. Desejam o melhor para si e para os outros. Não jogam lixo no chão, pagam seus impostos, deixam a casa dos pais para construir sua vida. Liberdade com responsabilidade.

No futuro, empregos ficarão escassos, mas oportunidades surgirão aos milhares. Você já pensou nesse assunto? Invista menos em conhecimento obsoleto e mais em seu desenvolvimento. Leia sobre o mundo do futuro, que já começou. 2020 já será completamente diferente. Não perca mais tempo, mergulhe no novo jeito de viver e trabalhar.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.