Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Futurismo & Inovação

Colonização digital

Insuportável! A quantidade de informações e a diarreia de assuntos derramados na rede todos os dias tornaram-se impraticáveis. Acabamos trocando a leitura de um bom livro por mil janelas abertas e presença fulltime no Facebook. O diálogo e o debate foram substituídos pela cacofonia dos grupos de WhatsApp, onde 200 pessoas conectadas não debatem assunto algum com profundidade. Se você não está lá, está fora! Fora de quê? Desta bagunça generalizada ou desta corrida frenética por informação antecipada?

 Aprender virou algo tão vulgar que se continuarmos nesta toada nos tornaremos um bando de incapazes no futuro. Nunca vi tanta gente perdida, sem presença, distante de si mesmo! Falamos de propósito, de colaboração, de abundância… Mas na prática, continuamos imediatistas, competitivos e escassos.

 O mundo digital já se instalou e estamos em um caminho sem volta. Observando todo este ruído, me pergunto: estamos sendo colonizados novamente, agora com ferramentas mais poderosas?

Publicidade

O mundo moderno nos devora e tira nossa capacidade de conexão, criação de lógica e aprendizado. Sem isso, perdemos capacidade de transformar as coisas na prática. Os trabalhadores do novo mundo estão mais sem tempo que as gerações anteriores. O Facebook tornou-se a sala de estar do planeta, e está mais chato, comercial e poluído do que nunca. No Instagram, você precisa postar histórias ou não será visto, nem lembrado, nem seguido nem contratado. Terrorismo digital.

Nossa natureza exige calma, senso de direção, sentido para as coisas e tempo de aprendizado para mudança. Andamos espalhando uma falsa sensação de que todos estão fazendo algo incrível e que quem não acelerar ficará para trás, obsoleto, inútil ou será descartado!

O futuro construirá um mundo melhor para todos nós. A amplitude da consciência é o grande desafio da era atual; por isso, disciplinas como mindfullness estão tão em alta. Desperte para caminhar em passos firmes para o mundo do século 21. Fique por dentro dos assuntos importantes do momento, sem entrar nesta correnteza maluca do mundo digital. A tecnologia nos ajudará a tirar o planeta do sofrimento, mas sem atenção ao que realmente é relevante, pode desumanizar demais a nossa espécie.

Publicidade

Psicoses preocupantes vêm se instalando na sociedade: suicídio infantil, adolescentes viciados em games, pessoas morrendo de excesso de trabalho e doenças graves pelo nosso distanciamento da natureza. Não é esta a proposta da Quarta Revolução Industrial ou Digital. Recue! Acompanhe o movimento de perto, sem perder sua capacidade de se afastar para refletir e descartar o que não serve. As pessoas que vêm fazendo a diferença e trazendo esperança para este novo mundo não gastam seu dia histericamente nas redes. Conectados sim, colonizados não!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.