Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Futurismo & Inovação

Líderes exponenciais

Um novo e importante personagem no mundo do trabalho se destaca, o líder disruptivo com pensamento exponencial, que conecta negócios e sociedade, em prol dos desafios de sustentabilidade globais. O mundo já comprou esta ideia. Os novos CEOs abrem mão de si mesmos e do jogo de vaidades do mundo corporativo para colocar seu foco em projetos que criam um futuro abundante e confrontam o status quo.  

O livro Lean Startup de Eric Reis deixa mais claro o novo jeito de pensar dos negócios, inspirado nas startups, que não são apenas empresas ligadas à tecnologia como muitos imaginam, e sim, empresas do futuro sendo iniciadas agora. Há startups por todos os lados. “Start” significa dar início, começar (ou talvez recomeçar). O mercado global está se reinventando rapidamente. Os líderes do futuro tem mindset expandido, pensamento disruptivo, paixão por novas ideias e ambições poderosas. São conscientes, éticos, inconformados e revoltados com a situação precária do mundo, e assumem papéis decisivos na era digital e pós-digital.

Estes profissionais não têm desejos de poder, status e glamour. Mergulham em aventuras que parecem absurdas, para mudar o mundo e criar um futuro melhor. Pensam de forma abundante, compartilham, convidam outras pessoas para crescer, abrem redes e unem-se a concorrentes. São visionários, tem insights ligados a como o futuro pode ser, abraçam a tecnologia, dão vida a ideias malucas que podem diminuir a dor social. Não se preocupam em ser referência, ou em agradar pessoas importantes, nem em acumular riquezas. Desejam ser relevantes para sua espécie e para o planeta, e por consequência, vivem de forma próspera.

Publicidade

Os líderes do novo mundo não esperam, fazem acontecer sem usar as desculpas de falta de tempo ou de recurso. Têm ainda um mindset que transcende as ideias tradicionais. Praticam yoga, mediação, têm qualidade de vida, alimentam-se bem e passam boa parte do tempo em mindfullness (estado desperto da consciência). Não são reféns de metas, de acionistas apressados, de pressão por resultado. São pessoas com tempo para criar, conectar, refletir, aprender, engajar. Apresentam hipóteses impossíveis, são íntimos das novas tecnologias e proclamam o “E se” o tempo todo.

Você deve estar se perguntando: são mágicos? Não, são seres humanos libertos das amarras e crenças que nos colonizaram até agora. E por serem libertos, conseguem se transformar em aquilo que todos nós tentamos ser até agora: um exemplo para o mundo. Líderes exponenciais mudam a história e deixam um legado inquestionável por onde passam. Qual é o legado da sua liderança e como você sobreviverá competindo com este novo influenciador estratégico? É tempo de reinventar profunda e rapidamente o papel da liderança.

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.