Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Futurismo & Inovação

O futuro encolheu nosso tempo?

O tempo encolheu ou temos usado o tempo como desculpa para nossa pouca competência em usá-lo? Nos últimos anos, tempo tem se tornado um dos recursos mais escassos. Cultivamos o sonho de viver intensamente a vida e por anos nutrimos mitos de que quando nos aposentarmos o tempo será abundante e então vamos usufruir a vida de verdade, já que ela estará garantida.

O que é uma vida garantida ou encaminhada? Acredito cada vez menos nisto, já que está provado que o impermanente é a grande única verdade do mundo. Diante da atual Revolução, continuo ouvindo os mantras de sempre se repetindo: estou sem tempo. Será que é sem tempo ou sem foco? Sem tempo ou com dificuldade de dizer não para algumas coisas, escolher, renunciar e priorizar o que é importante neste momento para construir o passo seguinte?

Estamos quase sempre afogados em projetos e estímulos do mundo digital. Os trabalhadores do novo mundo navegam entusiasmados com o lindo chamado de transformação do planeta. Um empreendedor certa vez me confessou que achou que com os novos modelos de negócio, ele teria tempo sobrando, mas que hoje trabalha o dobro do que trabalhava nos modelos lineares. O que está errado? Os novos modelos prometem liberdade, qualidade, propósito, bilhão emergente. Por que continuamos com tempo escasso?

Publicidade

Porque sob excesso de estímulo e distração perdemos a capacidade de decidir e priorizar. O mundo exponencial nos afoga diariamente de informações e compramos a ideia maluca de que temos que saber tudo e estar em todos os lugares virtuais e presenciais o tempo todo. Os grupos de WhatsApp são enlouquecedores: 257 pessoas teclando 24×7 em debates insanos, que sequer 10% do grupo compreende. O cientista político Heni Ozi Cukier chama isso de cacofonia digital, prejudicial aos debates mais profundos da sociedade.

Para criar este mundo de abundância que buscamos, precisamos acompanhar a evolução das tecnologias sem permitir que elas nos atropelem. Gerd Leonard diz que temos que abraçar a tecnologia, mas não nos tornarmos ela. As tecnologias exponenciais estão entre as forças de mudança do planeta, mas não podem se tornar o vilão de nossa época.  

Tenho visto pessoas muito bem-sucedidas no mundo exponencial e me incluo nesta lista. Tenho tempo, medito, escolho, tenho clareza do caminho, certeza do futuro que desejo construir e faço renúncias todos os dias para não desperdiçar um dos bens mais preciosos da minha existência: meu tempo de vida.

Publicidade

Como você tem usado seu tempo? Para onde você está indo e onde você precisa colocar sua atenção agora? Talvez esta seja a pergunta básica a ser respondida no momento.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.