Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Futurismo & Inovação

Os Free Workers

Até quando vamos continuar com medo de perder o emprego, confinados em trabalhos que nos sustentam, mas nos deixam infelizes? Dos brasileiros, 72% são infelizes no trabalho. A maioria dos profissionais sabe que mudanças profundas acontecerão e ainda assim, muitos continuam afogados em suas tarefas diárias, apegados a um emprego que não os atende, ao invés de escolher o que querem viver de verdade.

Nos modelos sociais atuais nos acostumamos a responsabilizar as instituições pela manutenção das nossas vidas pessoais e profissionais. No mundo contemporâneo, o empoderamento da diversidade, a busca pela autenticidade e a exigência de adultos bem construídos parecem ganhar forma cada vez mais rápido. Que tal se amadurecêssemos como espécie, e cada adulto se responsabilizasse pelo que faz e pelo que cria, incluindo a própria vida e a carreira? Por que precisamos de governos decidindo nosso futuro, de empresas decidindo nosso caminho profissional?

A revolução em andamento propõe a ruptura dos modelos vigentes em todas as esferas e deve durar os próximos 20 anos. Muitas questões sociais ligadas aos avanços da tecnologia vêm sendo debatidas e uma das mais frequentes é a automação, que poderá fazer com que milhões percam seus empregos. Ninguém conhece o futuro, essa é a verdade! Posições podem ser ocupadas, outras adaptadas e uma série de oportunidades surgirão para aqueles que abraçarem a mudança e o aprendizado que ela exige.

Publicidade

A Gig Economy já movimenta nosso mundo e os trabalhadores livres, que chamo de Free Workers, já são uma realidade. A saída em massa do mundo corporativo e a negativa dos jovens a participarem do tradicional formato de empresa propõem à sociedade novos formatos. Um deles é a liberdade para que cada profissional possa escolher onde e com o que deseja trabalhar, e ainda ter a opção de trabalhar em mais de um projeto ao mesmo tempo. Não precisamos mais de uma identificação única ou um sobrenome corporativo. Eu mesma tenho hoje cinco trabalhos simultâneos e sou feliz e eficaz nos cinco.

A liberdade exige responsabilidadee comportamento adulto. O Free Worker precisa ter sua identidade muito clara para que possa fazer boas escolhas para si mesmo e à rede com a qual trabalha. Precisa de um bom posicionamento profissional, coragem para apostar, acertar e errar, disposição para corrigir a rota o tempo todo e de maturidade para não manchar sua marca.

Esse pode ser o futuro de profissionais de todas as idades. Já vivemos em média 100 anos, a aposentadoria é algo cada vez mais remoto, profissionais maduros estão de volta ao mercado e a transformação do mundo exige novas fórmulas. Qual é o seu lugar no novo mercado de trabalho?

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.