Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Futurismo & Inovação

O futuro do outro lado do mundo

Qual é o real futuro do trabalho? Ninguém sabe. Depois de participar de eventos internacionais ligados à Unesco sobre alfabetização para o futuro, tive a grande oportunidade de estar com futuristas  de grande reputação na Austrália e Ásia na última semana. Sohail Innayatullah é um dos mais renomados cientistas de futuro do mundo.

O futuro imediato exige cidadãos com habilidades cognitivas,  com inteligência emocional e fluência global.

Nos debates sobre 2030, 2040, e olhando para mil anos a partir de agora, concluí que, além de toda conversa ruidosa do mundo digital, precisamos mergulhar no silêncio da alma, onde encontramos respostas profundas para nossa existência transformacional.

Publicidade

São três aspectos no perfil do novo cidadão global: alta capacidade de construir integridade e consciência, alta capacidade de interagir em grupo e habilidades planetárias. Ser planetário significa ter identidade ampla, não rotulada por sexo ou país de origem. Significa ter curiosidade, coragem, ousadia, prontidão para reciclar o conhecimento e o comportamento e ter um modelo mental universal.

 É tempo de viver na prática o “somos todos um” e de ir além de todas as fronteiras comuns que nos aprisionaram até agora.

Não importa mais se estudamos e onde estudamos, o que fizemos em nossos últimos anos e sim o que somos capazes de fazer daqui pra frente. Taxa de aprendizagem, capacidade de transformar e navegar na incerteza de forma robusta são as novas competências globais.

Publicidade

 Percebo o ocidente hipnotizado em torno de futuros determinados por um pequeno grupo. A onda digital e os termos da moda nos levaram ao empreendedorismo e à inovação roborizada.  

A base do trabalho de um futurista profissional é interpretar com metodologia sinais, padrões, descontinuidade e possíveis eventos que exigem atitudes e decisões imediatas. Futuristas são estrategistas não videntes.

No Brasil, a disciplina começa a ganhar tração agora, e requer estudo e seriedade. Volto feliz com tudo o que aprendi e com a sensação de que o Brasil não está desprovido de formas estruturadas de olhar e construir futuros.

Publicidade

Cada um de nós precisa sair da casca, romper relações com os medos existenciais e saber que o futuro é diferente para cada pessoa. Cresci ouvindo que eu deveria ser normal, me conformar com o que tinha e que talvez eu não tivesse um grande futuro. Já provei por mais de uma vez que as teorias sociais e nossas teorias internas são falsas. Sou uma cidadã global do futuro com uma bela história de passado e presente. Se eu posso, você também pode. Comece hoje.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.