Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

FUTURISMO & INOVAÇÃO

Pobres cidades ricas

Um dos grandes problemas do futuro são as cidades! Elas precisam ser inteligentes e sustentáveis. O êxodo urbano já é percebido massivamente como um sinal acelerado pela pandemia! Por que ainda temos que viver apinhados em grandes cidades se a vida está em todos os cantos do planeta?

A cidadania planetária é caracterizada pela consciência de que tudo que fazemos traz impacto para nossa comunidade e para o mundo! Ser um país rico deixou de ser o foco exclusivo, ser sustentável virou o desafio! O antigo conceito de sustentabilidade tinha como tripé o social, o ambiental e o econômico e agora ganhou novas siglas, ESG por exemplo.

Pobres cidades ricas que não planejaram seu crescimento! Urbanismo, esgoto, lixo, resíduo, desmatamento, etc.. O caos climático nos trará dias difíceis com cada vez mais frequência!

Publicidade

E como podemos fazer as pazes com nosso planeta? Primeiro, consumindo de forma mais consciente. Não comprando mais do que se precisa, não desperdiçando alimentos, separando o lixo, separando de forma correta resíduos antes de descartá-los, entendendo e incentivando mais pessoas a fazer o mesmo! Estude sobre compostagem para sua casa e sugira o mesmo para seu condomínio e vizinhos.

Economizar água, usar energia limpa, sair a pé ou de bicicleta, eliminar o plástico são pequenos movimentos que qualquer um de nós pode fazer.

Governo, empresas e sociedade precisam trabalhar juntos para deixar cidades mais estruturadas para as gerações futuras. Cada restaurante que abre, cria uma rede funcional em seu entorno. Visitei o litoral gaúcho e soube que um lindo passeio, cheio de restaurantes e lojas incríveis, joga o esgoto no pequeno rio que abriga o local. Este é o lixo do luxo, que tem alto foco comercial e baixa consciência ecológica. A chuva alagou nossa consciência, e nos convidou a olhar para a sustentabilidade desta que é uma das mais lindas cidades gaúchas. No meu bairro, restaurantes, bares, sorveterias, mais e mais empresas abrem a cada dia. Prédios são construídos de forma absolutamente desarmônica com a estética urbana. Preocupante, no mínimo.

Publicidade

O futuro exige pensamento antecipatório e mais planejamento! Não é mais possível jogar esgoto em qualquer lugar, misturar lixo, desmatar áreas urbanas e criar belas cidades para os olhos, mas pobre em suas responsabilidades coletivas! Não existe tragédia, existe colheita futura daquilo que plantamos hoje!

Consciência não é algo místico, e sim abrir o olhar para o sistema que abriga a raça humana. É olhar as coisas de um ângulo mais completo, e saber que a lei da ação e reação são infalíveis. O caos climático voltou a ser a preocupação número um do mundo, junto com a desigualdade econômica. Ninguém está protegido por ser rico, bem sucedido e por ter anos de tradição no mercado ou em algum segmento. Governo algum salvará o Brasil desta miséria enquanto nosso pensamento como população estiver voltado apenas a nosso próprio umbigo.

LEIA OUTRAS COLUNAS DE JAQUELINE WEIGEL

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.