Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Ideias e bate-papo

Sinceridade nas redes sociais?

Relutei minha adesão ao WhatsApp (vulgo “zap-zap) no primeiro momento, e depois para elaborar um perfil no Facebook. A pressão dos filhos, que me massacraram com o argumento de que minha postura era indesculpável por ser jornalista, me fizeram capitular.

Gosto de zapear conteúdos, mas minhas postagens são pontuais. As redes sociais, como tudo na vida, não prescindem de equilíbrio, base do bom-senso e da convivência civilizada.

– É impressionante como o advento da internet fez proliferar a quantidade de idiotas! – disparou um amigo indignado com um comentário na rede.

Publicidade

– Estes idiotas sempre existiram. A diferença é que agora eles dispõem de voz e vez, podendo difundir sua estupidez livremente, a qualquer hora, sem limite de tempo– retruquei.

Minha adesão ao Facebook permitiu descobrir uma legião de velhos colegas de aula e de faculdade ou de amigos que o tempo se encarregou de pulverizar pela vida, além de fazer novas – e verdadeiras – relações a partir de textos publicados.

Todas as semanas publico colunas em jornais de Arroio do Meio, Erechim, Farroupilha, Lajeado e Santa Cruz do Sul. A reprodução desses conteúdos nas redes sociais possui o poder de provocação imediata. Afinal, é possível registrar opiniões, auscultar a vontade de boa parte dos leitores mediante a simples redação de um comentário.

Publicidade

Esta moderna ferramenta de democratização de opinião, como tudo na vida, possui os dois lados. Seu bom uso depende da capacidade de conviver com pontos de vista contrários de quem manuseia as ferramentas. O radicalismo, o inconformismo e a intolerância atuais servem para demonstrar como o mundo realmente é: um espaço integrado por gente sensata e gente desequilibrada.

As barbaridades postadas nas redes sociais devem ser vistas com bom humor. Garanto que isso preserva amizades, bem maior posto em risco por política e futebol, dois temas que são nitroglicerina pura e que possuem o lamentável poder de detonar sólidas parcerias.

Aconselho meus filhos que a internet deve ser encarada como um amigo. Muitas vezes é fundamental empregar filtros – do tipo “não seja tão sincero” – para evitar situações de mal-estar ali adiante. Somente em caso de profunda amizade fala-se de coisas desagradáveis. E isso deve ser feito “in box”, para não ferir suscetibilidades…

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.