Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Ideias e bate-papo

Voto, arma imbatível

A obrigatoriedade do voto, somada aos escândalos protagonizados por agentes políticos, deve ampliar o desinteresse do eleitor em relação ao pleito municipal. Em condições normais, esse fenômeno deveria provocar o comportamento inverso. Diante dos desmandos, o cidadão deveria fazer prevalecer o voto, instrumento democrático que permite aperfeiçoar suas escolhas equivocadas.

A eleição municipal tem uma característica única: a proximidade dos candidatos com o seu eleitorado. Os pretendentes ao mandato de vereador e prefeito são conhecidos da população, principalmente nos municípios de pequeno e médio portes. A conduta social, a experiência profissional, a trajetória junto a entidades locais, a coerência entre discurso e prática. Tudo isso pode ser aferido mediante o simples balanço da vida dos futuros representantes.

Nos grandes centros, a proliferação de candidatos prejudica uma aferição da biografia deles, tarefa bastante facilitada nas pequenas cidades. A convivência próxima, no entanto, gera amizades que muitas vezes ofuscam o julgamento isento do potencial dos aspirantes ao mandato.

Publicidade

Nem sempre o parceiro de churrascos, de futsal ou de viagens de turismo é o melhor nome para representar com competência os interesses da cidade. No caso da disputa para a prefeitura, exige-se um mínimo de experiência em administração de algum empreendimento público ou privado. Por mais qualificada que seja a equipe de assessores e secretários a ser estruturada em caso de vitória, “melhor manda quem melhor faz”.

Dos vereadores espera-se vivência comunitária, conhecimento dos problemas estruturais do município e discernimento para empreender iniciativas para encarar esses desafios. É na cidade que a vida acontece. É onde os impostos são gerados, mas devolvidos majoritariamente ao Estado e à União.

O município é o “primo rico”, mas que. depois de repassar os percentuais determinados pela legislação. transforma-se no “primo pobre”. Além de repasses injustos, o prefeito se obriga a assumir um sem-número de funções por omissão de outros entes públicos.

Publicidade

Municípios prósperos unem os mais diversos segmentos assim que a eleição se encerra. As sequelas devem ser cicatrizadas, as mágoas arquivadas e as forças unificadas. Isso é indispensável para combater a violência infantojuvenil fomentada pelas drogas, além de fazer frente ao flagelo do desemprego e para enfrentar as mazelas da saúde. E você, eleitor, conhece como ninguém os candidatos aptos a comandar os destinos de sua comunidade.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.