Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Ideias e bate-papo

O futuro fora do Brasil

Boa parte dos jovens projetam o futuro fora do Brasil. Esse é o resultado de uma pesquisa realizada pela PUC-RS. O levantamento mostrou que 37% de brasileiros entre 18 e 34 anos pretendem buscar o futuro lá fora. Na Região Sul do País, a porcentagem sobe para 40%.

Para mim, pai de um casal de filhos de 21 e 22 anos, a conclusão do estudo não surpreende. O filho mais jovem – estudante de Jornalismo – participou de um rápido intercâmbio no Canadá, o destino mais citado pela gurizada. Essa vivência potencializou as aspirações por novos ares.

O principal argumento do guri é a organização daquele país. 

Publicidade

– Pai, tu com esta mania de organização e disciplina, te sentiria realizado no Canadá. Lá as pessoas respeitam as leis, não precisam ser lembradas a toda hora de suas obrigações e zelam pelo patrimônio público – justificou.

Minha filha também sonha com experiências no Exterior. Aos 22 anos, estudante de Direito, admite numa primeira etapa mudar-se preferencialmente ao Rio de Janeiro, embora flerte com o Exterior mais adiante.

– Aqui no Estado, a “grenalização” é muito forte. Qualquer diálogo vira discussão e logo se transforma em briga. Todo mundo puxa todos para baixo, numa onda de pessimismo e depressão que choca – reclama.

Publicidade

Compreendo a postura da nova geração. A política, atividade considerada nefasta que emerge suas mazelas diariamente na mídia, afugenta a maioria. Os reflexos atingem em cheio a economia, provocando encolhimento das atividades, supressão de empregos, redução da renda de quem consegue se manter empregado, além de afugentar novos investimentos.

O estudo da PUC-RS revela, ainda, que 56,18% se veem trabalhando na iniciativa privada e o restante, em empregos públicos. Dos entrevistados, 48,18% querem ser empreendedores, o que constitui um dado alentador.

O coordenador da pesquisa, professor Ilton Teitelbaum, adverte que há um certo nível de desistência no País de quem nunca havia vivenciado uma crise.

Publicidade

– Antes, o pleno emprego acabava dando uma sensação de onipotência para esse jovem, que achava que podia tudo, como trocar de emprego mais vezes. Agora, eles veem que não é tão fácil – explica.

Além de perder talentos promissores, o Brasil corre o risco de ser administrado, num futuro próximo, por pessoas sem competência para encarar novos desafios. Sem alternativa, optarão em permanecer no País, como única alternativa.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.