Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Ideias e bate-papo

Amigos

Depois de dez anos sem viajar no feriadão de Carnaval atendi aos repetidos convites de um casal, amigos de longa data, para o deleite à beira-mar. O balneário Praia Real, encravado a 10 quilômetros de Torres, é um pequeno conjunto de casas onde todos se conhecem. A presença de pessoas ou veículos estranhos gera um alerta que mantém a tranquilidade do lugar.

Dois outros casais compartilharam dos momentos de descontração que serviram como retiro para enfrentar o ano que, na prática, se inicia no pós-Carnaval. Muitas brincadeiras, descontração, churrascos em profusão, rodadas de caipirinha, canastra e jogo de general vararam as madrugadas onde valia tudo, menos mau humor.

As características da praia, somadas à presença de inúmeros amigos de infância, me transportaram para meus tempos de piá, vividos no interior com estrada de terra onde todos os vizinhos se conheciam. Época de brincadeiras singelas, distante da tecnologia, do consumismo e da cultura do descartável.

Publicidade

O feriadão praiano serviu para resgatar antigas reminiscências onde os brinquedos eram construídos pelo meu avô, marceneiro de mão cheia, habilidoso e que realizava os desejos dos netos. Ou com uso de materiais caseiros – lata, papelão, barbante, cola de polvilho.

A característica de todos os parceiros de feriadão foi justamente a infância de poucas posses, muitas restrições, mas eivada de criatividade. Tempo de passatempos ao ar livre, de piqueniques de final de semana à beira do Rio Taquari, onde a convivência com familiares e amigos era diária, intensa e fraterna.

O saudosismo só é saudável quando mensurado e alvo de saudades. Jamais para comparativos equivocados com ditos “tempos de hoje”. Os costumes são outros, os valores mudaram, embora certos preceitos devam ser cultivados porque são cláusula pétrea nas relações entre pais e filhos, por exemplo.

Publicidade

De volta ao trabalho, mais energizado e disposto, comprovo que as verdadeiras amizades, forjadas na infância e adolescência, servem de norte para o fortalecimento de valores que levamos para toda a vida. Conviver entre diletos amigos durante tantos dias ratificou em mim a certeza de que os bons momentos da vida têm valor quando usufruídos ao lado de pessoas que nos fazem bem, somam através de valores humanos e compreendem nossas limitações, sem cobranças.

O Carnaval, depois de tanto tempo, serviu para reencontrar afetos que lá atrás, na tenra idade, tiveram importância que hoje compreendo melhor. E que cada vez mais são protagonistas da minha trajetória.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.