Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Eleições

Serenidade

Passado o pleito em seu primeiro turno, nota-se que há um misto de sentimentos. Não poderia ser diferente. Foram seis votos dados em um único dia permeados de muita tensão, boataria e paixões exacerbadas que sempre marcam a disputa eleitoral. Este ano, porém, a radicalização passou dos limites por vários motivos que não cabe aqui analisar.
Na maioria dos municípios – principalmente nos menores – a vida volta à normalidade. Desafetos temporários, afastados pela disputa eleitoral, voltam a se reencontrar na padaria, no supermercado, na quadra de futebol.

Óbvio que haverá um constrangimento que faz parte do retorno à rotina. Gradualmente volta-se ao equilíbrio que deve marcar o comportamento de pessoas sensatas que vivem em comunidade, acostumadas à convivência. É normal que muitos levarão adiante o antagonismo protagonizado pela continuidade da guerra do segundo turno, que promete muita tensão.

Tenho medo do que pode acontecer a partir de agora. Inúmeros amigos de longa data, gente que nunca foi dada a bate-boca, que sequer falava em política, se engalfinharam nas redes sociais. Houve amizades rompidas, relações estremecidas, agressões descabidas, ofensas.

Publicidade

Simpatizantes de ambos os lados em luta têm argumentos que consideram justificativas para estimular a beligerância. Antigos rancores, ressentimentos mal aparados e mal-entendidos são combustível perigoso de fomento à intolerância. O Brasil, que superou a ditadura, depôs dois presidentes da república e soube fazer a travessia dos efeitos da Operação Lava Jato, precisa de equilíbrio para seguir adiante.

A democracia é uma planta jovem, ainda frágil. Precisa ser nutrida com tolerância, paciência e sucessivas eleições. O voto é um exercício sazonal, arma eficiente para renovar procurações ou substituir representantes que frustram nossas expectativas. O mandato é uma outorga para nos representar, lutar por nossos interesses, trabalhar com base em princípios que compartilhamos.

Daqui a dois anos teremos eleições municipais, fenômeno que mobiliza intensamente nossas comunidades porque envolve, sempre, personagens conhecidos do dia a dia. Votar bem hoje é um exercício para escolher melhor nossos prepostos em 2020. Parece distante, mas logo ali surge 2019, quando a refrega se reinicia. É o ciclo democrático que se repete.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.