Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Ideias e bate-papo

Aprendizado eleitoral

Estamos a poucas horas da eleição mais renhida dos últimos anos. O pleito foi marcado por características inéditas, a começar pelo tempo de duração – pouco mais de 40 dias de campanha –, passando pela supremacia das redes sociais e transformação da comunicação entre candidato e eleitor. 

Inúmeras amizades foram rompidas ou abaladas, fenômeno reproduzido inclusive em grupos de WhatsApp de famílias, e o clima belicoso se ampliou no segundo turno. Ao contrário do senso comum, não vejo no processo eleitoral um ponto fora da curva em relação à beligerância entre as pessoas.

Convivo todos os dias em diversos ambientes públicos. Constato que a intolerância está em todos os lugares. Do trânsito à fila do supermercado, do atendimento no restaurante ao relacionamento com o professor do filho que foi advertido na escola. Ninguém mais tem paciência.

Publicidade

Por ironia, na era da comunicação plena, que nos deixa conectados 24 horas por dia, as pessoas desaprenderam a conversar. Existe uma busca inconsciente de relacionamento somente com quem comunga das mesmas ideias. 

No âmbito político, o clima fica ainda mais evidente porque o País passa por um momento conturbado, de radicalização, crise profunda e dificuldade geral. Os ânimos estão exaltados, a paciência inexiste, as ofensas proliferam em todas as plataformas.

Na próxima segunda-feira, antevejo momentos de constrangimento entre amigos que durante a eleição trocaram farpas virtuais. Parentes irão se reencontrar no churrasco de domingo, colegas de trabalho se reencontrarão na pequena cozinha do escritório, encontros no elevador terão sorrisos amarelos.

Publicidade

Para o fortalecimento da democracia, é conveniente que a energia despendida nas discussões seja canalizada à fiscalização dos eleitos. O tempo gasto com ofensas deve, a partir da posse, ser canalizado na consulta de sites e páginas na internet e para vasculhar jornais e revistas a fim de conferir se as promessas serão cumpridas.

Espero que as peculiaridades da eleição sejam aperfeiçoamento da nossa jovem democracia. E que as conflagradas relações interpessoais tenham servido para comprovar a importância da discussão de ideias com respeito e tolerância. 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.