Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

IDEIAS E BATE-PAPO

Acima de tudo, sobrevivência

A época de confinamento é um teste inédito para os nervos. Não existem números referentes às doenças mentais. Estimativas de especialistas, no entanto, fazem prever o iminente aumento de enfermidades como depressão, estresse, transtornos alimentares e somatização, entre outras.

Ouço críticas às pessoas que saem à rua, indo a parques e praças ou apenas – como eu – fugindo para o supermercado e passeando com o cachorro. Tento me colocar no lugar de quem reside em imóveis de dimensões reduzidas e/ou convive com várias pessoas. Isso, conforme o “politicamente correto” do momento, chama-se empatia, ou seja, colocar-se “no lugar do outro”.

Colegas da mídia são os mais agressivos para acusar as pessoas que tentam arejar a cabeça. Ignoram o sofrimento alheio, embora se autoproclamem especialistas em tudo, tamanha a arrogância. Até mesmo nas conversas virtuais com amigos sinto a impaciência com aqueles que se veem acuados pelo confinamento.

Publicidade

Geladeira cheia, casa grande e possibilidade de curtir “lives”, séries de tevê amenizam os impactos do “fecha tudo e fica em casa”. Ao mesmo tempo, porém, embaça a visão imparcial, aconselhável para equilibrar argumentos e compreender os semelhantes.

Desde o dia 20 de março estou “de molho”. Tenho o privilégio de trabalhar em casa com computador, celular, instalações confortáveis e conexão com os colegas de trabalho. A jornada é muito mais intensa com o home office, que começa às 8 horas e se estende até à noite.

Não curto a famosa sesta – a “siesta” dos castelhanos – do pós-meio-dia. Além de não ser um hábito de feriados ou finais de semana, há a necessidade de acompanhar o noticiário em tempo real, impedindo o relaxamento. A rotina gastronômica virou de cabeça para baixo. O almoço às vezes ocorre às 15 horas, a pizza noturna às 23 horas, mas estamos bem, compartilhando a casa entre três pessoas.

Publicidade

A tecnologia, que nos mantêm escravos, permite proximidades assemelhadas à realidade. Um exemplo é ver o filho, a 2 mil quilômetros de distância, através de videochamadas pelo celular ou laptop. Claro que não é igual à presença física, mas aplaca a saudade, aproxima.

Resiliência, outro termo cunhado pela modernidade, cai feito luva para todos nós, obrigados a improvisar, tolerar, adaptar e buscar motivação para imaginar que poderemos, ali adiante, abraçar os afetos. Até lá, haja paciência e criatividade para driblar as tentações da tristeza.

LEIA OUTRAS COLUNAS DE GILBERTO JASPER

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.