Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Direto da redação

Esse mundo tão desigual

Em uma tarde de verão de 2012, eu estava em uma reportagem sobre o assassinato de um garoto de 16 anos, em um bairro da Zona Sul. Algo que se tornaria bem mais comum nos anos seguintes. Uma menininha se aproximou. “Tia, o que tu faz no meu bairro?”. “Estou trabalhando”, respondi. “Hum, e que idade tu tem?”. “25”, disse, pensando em como me assusta ver crianças nesses lugares. Ninguém deveria presenciar tragédias tão cedo. “E quantos filhos tu tem?”. Sorri com a curiosidade dela. “Nenhum”. A pequena me encarou de olhos arregalados. “25 e não tem nenhum?”.

Ela olhou então para o meu vestido longo, pouco prático para aquele local. Pensei que diria algo sobre minhas manobras para segurar vestido, bloco, caneta e celulares. Mas não. Então disparou. “Tia, tu tá muito bonita pra tá no meu bairro”. A frase inocente me atravessou sem licença. Só consegui responder algo vago,  que não me recordo mais. A menina permaneceu ali perto do corpo. Eu juntei as informações e voltei para o jornal. 

Lá se vão quase cinco anos e não esqueci dela. Se fosse somente a constatação de uma criança seria até engraçado. Mas as poucas frases representavam uma forma de ver o mundo. Resumiam as diferenças e a distância entre as nossas realidades. Desde então, sempre que vejo uma garota, tão jovem para ser mãe, com um filho nos braços, lembro dela. Quem sabe seja ela. 

Publicidade

Recordei dessa história mais uma vez quando ouvi nesta semana uma entrevista do Drauzio Varella. Questionado sobre a situação dos presídios, o autor de Estação Carandiru foi mais além. Não caiu na armadilha do óbvio. Drauzio lembrou que vivemos em um país de desigualdades. E que isso sim impacta na violência, que culmina nesse caos do sistema penitenciário. Um caos que passa por famílias desestruturadas e marginalizadas. Enquanto fecharmos os olhos para as desigualdades, vamos continuar vendo a violência crescer.
 
Drauzio contou também a história de uma jovem que seria avó aos 28 anos. E já se considerava velha. Um mundo tão difícil de compreender para quem não está nele. Mas tão necessário de ser entendido. Drauzio disse até que dada a pobreza existente a violência é menor do que poderia ser. Isso não quer dizer que a violência já não seja assustadora. É sim. E é claro que não há só violência na pobreza, mas a falta de perspectivas é um convite ao crime. E a violência é só uma manifestação dele.  

Ouvi Drauzio, lembrando da informação divulgada esta semana de que oito pessoas concentram riqueza igual à de metade da população mais pobre do planeta. É um mundo muito desigual. O espaço aqui é curto para um debate tão amplo. Mas talvez possamos começar a mudar as realidades perto de nós. Dar mais oportunidades aos jovens, que hoje encontram uma porta no crime, e para essas meninas, que se tornam mães ainda crianças. Precisamos brigar para que direitos sejam mantidos e conquistados. Precisamos pensar no todo e não só no nosso terreno. E quem sabe um dia consigamos  alterar o contexto em que vivem tantos. E encurtar, ao menos um pouco, essas desigualdades.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.