Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Direto da redação

Carr e a geração superficial

Como dar conta de tanta informação a que temos acesso todos os dias? Jornais, portais, redes sociais… E quanto mais notícias circulando, mais precisamos de conhecimento prévio para explicá-las, contextualizá-las, entendê-las. Afinal, de que serve ter acesso a tantos dados se não dispomos de conhecimento suficiente para interpretar o que lemos? 

Um dilema contemporâneo é que a obtenção de conhecimento exige uma leitura profunda, atenta, demorada – aquilo que antigamente se chamava de “concentração”. Mas como é possível se concentrar em meio à infinidade de estímulos e fragmentação de hoje? A maioria se contenta em ler por cima, passar os olhos, fixar quatro ou cinco linhas de um texto e dar um nervoso salto para o último parágrafo.  

A capacidade de ler por cima um texto não é menos importante quanto a capacidade de ler profundamente. O que é diferente, e preocupante, é que ler por alto está se tornando o nosso modo dominante de leitura. Se antes representava um meio para um fim, um modo de identificar a informação para um estudo mais profundo, a varredura está se tornando um fim em si mesmo – a nossa maneira preferida de compreender informações de todos os tipos. 

Publicidade

Essa é a tese do jornalista americano Nicholas Carr, autor do livro A geração superficial – O que a internet está fazendo com nossos cérebros?, lançado em 2011. Basicamente, ele afirma que estamos ficando mais burros. Como qualquer tese, naturalmente, essa também pode ser contestada. Mas vale a pena acompanhar a argumentação fascinante de Carr. Para o autor, a internet serve aos usuários uma “mixórdia fragmentadora da informação”. Ele cita sua experiência pessoal. “Comecei a perceber que a net estava exercendo uma influência muito mais forte e mais ampla sobre mim do que o meu velho PC solitário jamais tinha sido capaz. O próprio modo como meu cérebro funcionava parecia estar mudando. Foi então que comecei a me preocupar com a minha incapacidade de prestar atenção a uma coisa por mais do que uns poucos minutos. […] meu cérebro, percebi, não estava apenas se distraindo. Estava faminto. Estava exigindo ser alimentado do modo como a net o alimenta – e, quanto mais era alimentado, mais faminto se tornava.”

Não há nada de errado em navegar ou conferir velozmente conteúdos da web. Nem de inédito: sempre passamos os olhos sobre os jornais de papel mais do que os lemos, e normalmente corremos o olhar sobre livros e revistas para decidir se merecem ou não uma leitura mais atenciosa. A questão, como já se disse, é que esse se tornou nosso modo dominante de assimilar conteúdos: raso, sem profundidade. 

O cérebro muda: circuitos neurais dedicados a vasculhar, passar os olhos e executar multitarefas se expandem e fortalecem, enquanto aqueles usados para a leitura e concentração continuada se enfraquecem e se desgastam. Em poucas linhas, é disso que fala A geração superficial – mas o livro, claro, vale uma leitura mais aprofundada.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.