Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Esportes

Pentacampeão

Foi uma decisão de poucas emoções, em que o time tricolor, mesmo tendo menos posse de bola e sendo pressionado, jamais correu riscos de sequer perder a partida, quanto mais por dois gols ou diferença maior. No somatório dos dois jogos finais, o Grêmio foi mais organizado, melhor distribuído em campo e plenamente consciente do que precisava fazer para ficar com o título. Méritos indiscutíveis dos jogadores, mas sobretudo de Renato Portaluppi.

Por falar nele…

Não se pode esquecer nem tirar os méritos do técnico Roger Machado nesta conquista. O ex-lateral foi fundamental em montagem do elenco, treinamento das jogadas ensaiadas e organização tática da equipe, mas seu período se esgotou. Não conseguia tirar mais dos atletas. O grande mérito de Renato foi manter a base de Roger, fazer mudanças pontuais (Ramiro foi uma delas) e remobilizar o grupo. Gestão de pessoas é fundamental em futebol. O vestiário é muito heterogêneo, com egos inflados e invejas latentes. Tem que saber administrar.

Publicidade

Romildo Bolzan

Encarregado de fazer uma administração austera para poder reduzir as dívidas do clube, no sentido de viabilizá-lo para o futuro, o presidente era cobrado por não ter levantado um único caneco em sua primeira gestão. O torcedor lhe concedeu um voto de confiança, reelegendo-o por maioria esmagadora, e Romildo não decepcionou. Sua gestão responsável tem muito a ver com esse título. Se conseguir emplacar a compra da Arena, ficará consagrado.

Inter x tapetão

Publicidade

Pouco ou quase nada se fala do jogo contra o Fluminense, visto que o Inter depende de um tropeço do Sport frente a um Figueirense destroçado. As atenções se voltam para o tapetão. Não sou advogado e nem conheço detalhes do “enrosco”. O que sei é que o Corinthians, em 2013, envolveu-se numa complicação parecida e foi absolvido porque a CBF havia dado condição de jogo. O mesmo aconteceu agora com Victor Ramos, do Vitória. Qual a culpa do clube que escala um jogador se a entidade que organiza e fiscaliza a competição declara ter condição de jogo normal? Enfim…

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.