Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

África

Pelo menos 17 pessoas morrem em atentado suicida em Camarões

Pelo menos 17 pessoas morreram nesta sexta-feira, 19, em um atentado suicida que ocorreu em um mercado, próximo à cidade de Mora, na região do extremo norte dos Camarões. Por volta das 8h40, dois homens acionaram os explosivos que transportavam presos ao corpo, quando várias pessoas chegavam ao mercado. As forças de segurança camaronesas procuram um terceiro suspeito, que teria fugido, disseram as mesmas fontes.

A autoria do atentado ainda não foi reivindicada por nenhum grupo terrorista, mas a região do extremo norte dos Camarões é palco de frequentes ataques do grupo islâmico radical nigeriano Boko Haram. A explosão acontece uma semana depois que duas meninas cometeram um atendado suicida, durante um funeral em Nguetchéwé, na mesma região do país, quando pelo menos oito pessoas morreram.

As forças de segurança camaronesas acreditam que o Boko Haram utiliza crianças e adolescentes para transportar os explosivos, que são acionados à distância por milicianos do grupo. Os Camarões registraram mais de 30 atentados terroristas, desde o início do ano, perpetrados pelo Boko Haram. De acordo com dados governamentais, cerca de 30 pessoas morreram nestes ataques.

Publicidade

Os jihadistas nigerianos aumentaram os atentados suicidas na região do lago Chade, após o início das operações da força multinacional regional contra o Boko Haram. A região é de difícil controle devido à quase ausência de postos ao longo das fronteiras entre a Nigéria, Camarões, Chade e Níger.

Na terça-feira, forças da Nigéria e dos Camarões reconquistaram a localidade de Goshi, no estado de Borno (nordeste da Nigéria) e libertaram mais de 100 reféns. Na operação foram mortos mais de 162 milicianos do Boko Haram, informaram as autoridades camaronesas.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.