Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Internacional

Obama e Merkel discutem sobre cooperação entre Alemanha e EUA

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, fizeram uma reunião em Berlim e conversaram sobre a cooperação entre Alemanha e EUA no futuro, com o governo Trump, globalização e movimentos populistas que estão ganhando fôlego no Ocidente.

“O que nos une é a convicção comum de que a globalização precisa ser definida humana e politicamente”, disse Merkel. De acordo com a chanceler, a Alemanha “continuará a cooperar com os EUA sob nova administração”.

Obama disse que ele e Merkel discutiram sobre uma maneira de aliviar as desigualdades econômicas e sobre medidas como o Acordo Climático de Paris e o tratado para restringir o programa nuclear do Irã. Os dois também concordaram em manter sanções contra a Rússia devido à intervenção de Moscou na Ucrânia.

Publicidade

Sobre o seu sucessor, Donald Trump, Obama afirmou que espera que o presidente eleito dos EUA adote uma “abordagem construtiva” com a Rússia para que haja cooperação em questões que os dois países concordam. No entanto, Obama ressaltou que os EUA devem estar dispostos a enfrentar Moscou em questões nas quais os dois países divergem.

Merkel disse que irá trabalhar ao lado de Trump, com base nos “valores da democracia, da liberdade e do respeito à lei e à dignidade humana, independentemente da origem, da cor da pele, da religião, gênero, orientação sexual ou visão política”.

Os dois líderes também ressaltaram que a cooperação entre EUA e Europa é crítica para decidir questões como a luta contra o Estado Islâmico e a questão dos refugiados. Nesta sexta-feira, 18, Obama e Merkel irão se reunir com os líderes da França, da Itália, do Reino Unido e da Espanha.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.