Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Internacional

Comissão Europeia diz que os 27 devem decidir destino do bloco

A Comissão Europeia (CE) afirmou nesta segunda-feira, 29, que a União Europeia deverá “decidir sobre seu destino”, mas também permanecer aberta “ao mundo”, após as palavras da chanceler alemã, Angela Merkel, de que a UE já não pode confiar tanto nos parceiros. A informação é da Agência EFE.

“Temos que assegurar que a UE cuida de seu próprio destino. Ao mesmo tempo, a UE está aberta ao mundo”, declarou na coletiva de imprensa diária da CE o porta-voz chefe do Executivo comunitário, Margaritis Schinas, perguntado pelas declarações de Merkel.

O porta-voz lembrou que o presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, é a favor de “construir pontes” e que a CE “trabalha pela unidade dos 27”, de acordo com as ideias expressadas no livro branco apresentado pela Comissão sobre o futuro da Europa. Nesse documento, há pontos de “como podemos avançar lado a lado em áreas críticas como comércio, defesa e segurança”, lembrou Schinas.

Publicidade

Por outro lado, reiterou que o encontro da semana passada entre Juncker e o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, com o presidente de EUA, Donald Trump, foi “amistoso e construtivo”. O porta-voz insistiu que as boas relações transatlânticas seguirão sendo cruciais para a segurança e a prosperidade global”.

A chanceler alemã pediu nesse domingo, 28, que os europeus decidissem o destino pelas suas próprias mãos e, um dia após o término da cúpula do G7 (grupo dos sete países mais industrializados do mundo), afirmou que “os tempos no qual podíamos confiar nos outros ficaram para trás”.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.