Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Atentado

Explosão em shopping de Bogotá mata três e deixa 11 feridos

Uma forte explosão abalou um dos shopping centers mais movimentados de Bogotá neste sábado, matando ao menos três pessoas e ferindo 11, disseram autoridades. Testemunhas disseram que foram retiradas dos cinemas e das lojas depois de uma explosão em um banheiro no segundo andar. Os feridos foram levados para um hospital. O prefeito de Bogotá, Enrique Penalosa, classificou o incidente no shopping Centro Andino, que fica no distrito turístico de Bogotá, como um “atentado terrorista covarde”. 

Autoridades voltaram suas atenções imediatamente ao maior grupo rebelde ainda ativo do país, o Exército de Libertação Nacional (ELN), que em fevereiro reivindicou a autoria de um atentado a bomba que matou um policial e feriu outras 20 pessoas.

No ano passado, o governo chegou a um acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, que era muito maior do que o ELN. O ELN também está envolvido em negociações de paz, mas até agora se recusa a entregar suas armas. Alguns analistas atribuem o aumento da violência nas cidades colombianas ao desejo do grupo de obter concessões do governo na mesa de negociações.

Publicidade

A segurança em Bogotá teve uma melhora significativa na última década, e o shopping center parecia um alvo difícil. Todos os veículos que entram na garagem são checados por cães farejadores de bombas e há guardas de segurança em todo o shopping.

Em mensagem postada no Twitter, o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, prestou solidariedade às vítimas. Fonte: Associated Press.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.