Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Estados Unidos

Suspeito planejou ataque em Nova York por semanas, diz polícia

O autor do atentado que deixou oito pessoas mortas em Nova York nessa terça-feira, 31, planejou o crime durante semanas e o cometeu “em nome” do Estado Islâmico (ISIS), disse John Miller, vice-comissário do Departamento de Polícia da cidade. “Ele seguiu à risca instruções do ISIS aos seguidores sobre como conduzir atentados.”

Segundo ele, foram encontradas notas em árabe com a mensagem “O Estado Islâmico vai sobreviver para sempre”. O atentado foi cometido por Sayfullo Saipov, um imigrante do Uzbequistão que se mudou para os EUA em 2010 e vivia legalmente no país. 

Atingido por um tiro no abdômen, Saipov sobreviveu e foi interrogado pela polícia no hospital. Várias buscas e apreensões foram realizadas desde o fim da tarde de terça-feira. A polícia também interrogou testemunhas.

Publicidade

O prefeito de Nova York, Bill de Blasio, disse que a cidade manterá os planos de realizar a clássica Maratona de Nova York no domingo. “Nós mostramos a todo o mundo que não seremos movidos pelo terror.” O evento atrai cerca de 50 mil corredores, além de dezenas de milhares de espectadores.

Governador de Nova York critica Trump por “politizar tragédia”

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump sugeriu, em comentário em rede social, que o senador do Partido Democrata, Chuck Schumer seria responsável por conceder o visto a Sayfullo Saipov, do Uzbequistão, autor do ataque, devido a um programa de imigração que ajudou a criar, o qual Trump já pediu pelo cancelamento. 

Publicidade

Segundo o governo de Nova York, as mensagens de Trump “não ajudam” a unir o país. “O tom do presidente devia ser exatamente o oposto”, declarou. Mesmo assim, o presidente afirmou que as regras para conceder vistos a estrangeiros ficarão mais rígidas.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.