Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Política

Primeira vereadora brasileira é eleita nos Estados Unidos com defesa aos imigrantes

A primeira vereadora brasileira nos Estados Unidos foi eleita após 25 anos no país. Com uma campanha pelos imigrantes, Margareth Shepard conquistou o cargo na terça-feira. A mulher quer incentivar a comunidade brasileira a participar ativamente da vida política, em favor dos imigrantes legais ou indocumentados em tempos de restrições. Margareth tomou posse em Framingham, uma cidade pequena no estado de Massachusetts. 

Para a vereadora, este é um pequeno passo para uma caminhada longa. Ela espera mais representatividade para os imigrantes. Em 2020, o sonho é que uma candidatura represente essa parcela de moradores do país. Margareth é de Inhumas, município de Goiás. Proprietária de uma empresa de limpeza residencial, começou a vida nos Estados Unidos como babá e faxineira. 

Conforme o Itamaraty, são mais de 1 milhão de imigrantes em todo o país. Foi há cinco anos que Margareth começou a ser mais ativa na política. Na época, buscava pela aprovação de uma lei que permitiria aos imigrantes indocumentados tirarem carteiras de motorista. Em entrevista ao O Globo, ela comentou que o apoio recebido durante a eleição demonstrou a instatisfação da população contra as políticas de Donald Trump.

Publicidade

“O apoio que recebi da comunidade, imigrantes e não imigrantes, me fez acreditar que este sonho seria possível. Esta é uma resposta à política coercitiva e discriminatória do governo federal, e os residentes de Framingham mostraram que estão sempre prontos a mostrar apoio aos imigrantes”, comentou. A empresária batalhou contra um único candidato. Ela recebeu mais de 500 votos – o que pode parecer pouco. Mas, superou o adversário em 133 votos.

 

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.