Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Política

Cuba elege primeiro presidente após 60 anos de governo dos irmãos Castro

Depois de 60 anos com os irmãos Raul e Fidel Castro no poder de Cuba, o país socialista que fica nas ilhas do Caribe vai ter um novo presidente. A Assembleia Nacional de Cuba se reúne nesta quarta-feira, 18, para escolher o próximo líder político cubano. Ele será o primeiro com outro sobrenome desde a Revolução Cubana, em 1959, movimento liderado por Fidel Castro que destituiu do poder o ditador Fulgencio Batista.

A eleição de hoje representa o fim de uma era, mas há quem opine que, na prática, não haverá mudanças na vida dos 11,5 milhões de cubanos. O Partido Comunista de Cuba (PCC) continua sendo o único, com Raul Castro sendo chefe. Ele vai deixar a presidência do país, mas não o cenário político, de acordo com especialistas. À princípio, o cargo será ocupado pelo atual vice-presidente, Miguel Díaz-Canel, de 57 anos. Ele não usa farda, como os irmãos Castro, mas defende os ideais do PCC, onde atua desde jovem. 


Miguel Díaz-Canel (branco) ao lado de Raul Castro
Foto: Divulgação

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.