Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Internacional

Comunidade internacional insiste para que EUA e Irã exercitem autocontrole

A comunidade internacional vem insistindo que os Estados Unidos (EUA) e o Irã devem exercitar o autocontrole, após a promessa de vingança por parte de Teerã a respeito do assassinato do alto comandante militar iraniano, Qassem Soleimani.

As cerimônias do funeral para Soleimani foram realizadas em todo o Irã nessa segunda-feira, 6, três dias após sua morte por um ataque com drones feito pelos Estados Unidos no Iraque. Na capital iraniana, em meio à multidão enlutada e em preces, o líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei, chorou pela morte de Soleimani.

O enterro está marcado para terça-feira, 7, na província sudeste de Kerman, onde ele nasceu. Os três dias de luto declarados por Khamenei após a morte do general chegaram ao fim.

Publicidade

LEIA MAIS
Tumulto no funeral do general iraniano deixa ao menos 32 mortos
Irã convoca representante do Brasil em Teerã, afirma Itamaraty
Irã deixa de limitar enriquecimento de urânio
Crise no Oriente Médio pode provocar aumento de combustíveis

A imprensa iraniana citou Ali Akbar Velayati, conselheiro de política externa do líder supremo, afirmando que americanos devem deixar a região. Alertou que caso não o façam, podem acabar em uma situação pior do que ocorreu na guerra do Vietnã.

No domingo, 5, vários foguetes foram disparados perto da embaixada americana em Bagdá. Tropas americanas e outras embaixadas dos Estados Unidos na região estão em alerta máximo.

Publicidade

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, insiste que líderes exercitem controle máximo, sem citar especificamente os Estados Unidos ou o Irã. Ele pediu que os países se esforcem para conter a situação.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.