Nós somos a Gazeta

A Gazeta Grupo de Comunicações compõe um dos maiores complexos de comunicação do interior do Rio Grande do Sul. Integrada por dois jornais, cinco emissoras de rádio, uma editora, uma fundação e um portal de notícias, pauta sua atuação pelo compromisso de produzir e distribuir informação e entretenimento às comunidades do Vale do Rio Pardo e Centro-Serra e procura fazê-lo de forma responsável e independente, para consolidar o patrimônio maior de seus veículos: sua credibilidade.

Empresa líder do grupo, o jornal Gazeta do Sul foi fundado em 26 de janeiro de 1945. É diário desde 1995, com edições de segunda a sexta-feira e conjunta de sábado e domingo. Possui gráfica própria e chega a 30 municípios da região. Em Santa Cruz do Sul, é entregue diariamente em 14% dos imóveis do município, atingindo um nível de penetração bem acima da média do segmento no país.

Em 28 de maio de 1980, quando entrou no ar a Rádio Gazeta AM, a empresa inaugurou sua atuação em radiodifusão. Operando na frequência de 1.180 Khz, com potência de 10 quilowatts, abrange uma região com cerca de 500 mil pessoas nos vales dos rios Pardo, Jacuí e Taquari. Três anos depois, em 1983, foi inaugurada a Rádio Gazeta FM, também em Santa Cruz. Líder regional de audiência em todas as faixas, opera na frequência de 101,7 Mhz, com potência de 10 kw, e alcança inclusive municípios da Serra.

A partir de 1984, a Gazeta Grupo de Comunicações inaugurou um processo de regionalização de empresas, começando pela aquisição de um tradicional jornal sediado em Sobradinho. O bi-semanário Gazeta da Serra, com circulação às terças e sextas-feiras, é o principal veículo de comunicação da região Centro-Serra.

Para centralizar as ações nas áreas cultural, educacional, social, artística e de formação profissional, em 1990 foi instituída a Fundação Gazeta – Jornalista Francisco José Frantz, declarada de utilidade pública em 2000. Sua missão é a promoção humana. Por isso busca formar parcerias com entidades, governamentais ou não, preferencialmente ligadas ao Terceiro Setor. Em 2017 a Fundação Gazeta colocou no ar a emissora de rádio 99,7 FM, que tem caráter educativo e está baseada em Santa Cruz do Sul.

Em 1991 o grupo adquiriu a Rádio Rio Pardo AM, empresa com meio século de atuação. Em 2018 migrou para o FM, operando na frequência 103,5 Mhz, com potência de 3 kw. Cobre cerca de 30 municípios dos vales do Rio Pardo e Jacuí e também da Região Carbonífera. Ainda nos anos 90 a Gazeta adquiriu a antiga Rádio Umbu FM, na frequência de 98,1 Mhz, de Sobradinho, sintonizada no Centro-Serra e também na região de Cruz Alta.

Em 1997 foi incorporada ao grupo a Editora Gazeta Santa Cruz Ltda., criada para atender à expansão de um novo mercado editorial: a produção de anuários sobre o agronegócio nacional e publicações especiais sobre eventos e cidades.

Já o gaz.com.br é o portal de jornalismo da Gazeta Grupo. Lançado em novembro de 2009, é o espaço em que os internautas encontram as principais informações de Santa Cruz do Sul e região em tempo real, produzidas por profissionais de todos os veículos do grupo. Com textos, áudios, fotos e vídeos, o portal reúne uma grande variedade de recursos e complementa as mídias tradicionais, como o rádio e o jornal impresso. Em 2018 o Gaz teve 54,5 milhões de páginas acessadas, 5% a mais que no ano anterior. Foi visitado por 4,9 milhões de dispositivos diferentes, segundo dados do Google Analytics.