Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

32ª Oktoberfest

Desfile Temático promete alegria e encanto para a manhã deste domingo

Neste domingo, 9 de outubro, a partir das 10h30, os visitantes da 32ª Oktoberfest e Feirasul poderão prestigiar uma das atrações mais tradicionais da festa: o Desfile Temático. A parada – que atrai anualmente milhares de pessoas ao centro da cidade – será inspirada no tema desta edição Saberes e Sabores da Tradição Alemã. A atração inicia na esquina das Ruas Marechal Floriano e Ramiro Barcelos, com término no Monumento do Imigrante, na esquina da Rua Galvão Costa. “Esperamos um grande público para prestigiar o primeiro desfile dos três que vamos realizar durante a programação do evento”, destaca o coordenador de Desfiles, João Goerck. Os carros alegóricos voltam às ruas dias 12 e 16 de outubro, também às 10h30.

A parada deste domingo será embelezada pela apresentação de mais de 1,7 mil figurantes e de sete alegorias temáticas, entre elas o carro com as Soberanas da 32ª Oktoberfest – Rainha Cíntia Aline Regert e as Princesas Ana Carolina Lau e Aíscha Garcia Schlittler, e a alegoria inicial com os bonecos Fritz, Frida, Max e Milli. “Vai ser um desfile bem diferente do último ano. Neste temos novidades como a família Fritz no carro abre-alas e a presença de uma banda junto das Soberanas”, enfatiza Sergio Ávila, responsável pela criação e confecção dos carros alegóricos.

O desfile contará com a presença das recepcionistas da Festa da Alegria, da Coordenação Executiva do evento, entidades parceiras e grupos de danças alemãs, com destaque para o Centro Cultural 25 de Julho, Sociedade Cultural e Folclórica Oktobertanz e Sonnenschein. A atração será contemplada ainda pela participação da tradicional bicicleta coletiva Zig Zag Zug (composta por integrantes do Lions Clube Santa Cruz do Sul – Aliança), Fubica do Fritz (com o prefeito Telmo Kirst e vice-prefeita Helena Hermany), ala das ex-Soberanas, a equipe de Eisstocksport de Santa Cruz do Sul, Grupo Santa Ciclismo, 7º Batalhão de Infantaria Blindado (BIB), associações e o famoso Bierwagen (carro de chope).

Publicidade

Destaque também no desfile é a presença dos funcionários das empresas locais: Souza Cruz, Excelsior, Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Universal Leaf Tabacos, Philips Morris, Mor, Spengler, Belfaactus Seguros, Pioneer e Unimed. De acordo com Ávila, as expetativas são as melhores possíveis. “Vai ser um desfile muito vibrante e organizado. Trabalhamos com dedicação para fazer carros bem elaborados e inspirados na cultura alemã”, comenta.                                

TEMA – Dentre as alegorias que participarão do desfile, algumas se destacam pela representação do tema desta edição da Oktoberfest, Saberes e Sabores da Tradição Alemã. A alegoria O Livro, simboliza os saberes trazidos na bagagem pelas primeiras gerações alemãs; já A Escola  representa a antiga escola dos imigrantes onde, a partir do século 19, muitos traziam a sua Bíblia e a sua capacidade de ler e escrever; e o carro A Igreja simboliza, além da religiosidade, um destaque como um importante local para a propagação dos saberes dos antepassados.

Publicidade

Os sabores são representados pela alegoria Culinária, simbolizando esta importante cultura alemã, onde as receitas das iguarias são passadas de geração em geração. Além disso, a tradicional ala Cucas e Integração agrega mais valor ao tema, onde cucas serão distribuídas aos visitantes presentes. Outra tradição dos imigrantes alemães era o de se produzir a própria cerveja. Esta prática será representada pela alegoria Cerveja Artesanal, destacando o sabor germânico e parabenizando àqueles que se esforçam na produção caseira dessa apreciada e tradicional bebida.

ORGANIZAÇÃO – A equipe organizadora dos desfiles da 32ª Oktoberfest e Feirasul tem a coordenação de João Waldemar Goerck e é integrada por Ademir Machado, Alexandre da Silva, Flavio Peise, Andrea Puntel, Jonas Leal, Luiz Kopp, Luiz Back, Marcia Rauber Schmitt, Vilmar Backes, Berenice Bohnen, Paulo Rocha e Daniel Silva. “Este é o segundo ano que sou responsável pelas alegorias, sendo assim, me exigi muito mais por conhecer mais a festa e a sua história”, relata Ávila. O artista também ressalta que o trabalho junto à Coordenação foi essencial para o processo de criação. “Estudamos juntos o tema e como poderíamos representá-lo da melhor maneira. Foi um trabalho em equipe”, pontua.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.