Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Festa da Alegria

Quatro delícias da Alemanha que estão na 32ª Oktoberfest

Um dos pontos fortes da 32ª Oktoberfest é a variedade na área gastronômica. E a edição deste ano traz novidades no que pode ser considerado o “fast food germânico”. O Stehcafé, de Jaqueline Bender e Emerson Camargo, está com quatro delícias da culinária típica, em uma das casinhas enfileiradas próximo à Arena de Shows. 

O Apfelstrudel é um doce de maçã, fruta de setembro e outubro na Alemanha, que faz muito sucesso durante a festa em Munique. Canelas, passas e rum intensificam o sabor do recheio. A massa é bem fina e polvilhada com açúcar de confeiteiro. É originário de Viena, na Áustria, consumido geralmente nos finais de tarde. “Não é tão doce, como estamos acostumados no Brasil. Em alguns lugares, é servido como sorvete de baunilha”, diz Jaqueline. A linguiça, wurst em alemão, é um símbolo do país. São 1,2 mil tipos na Alemanha. “Cada região tem a sua. Os embutidos são muito consumidos, assim como a batata e o pão”, explica Bender.

Ela também levou para a Festa da Alegria o Bratwurst, que consiste em uma linguiça grelhada que “escapa” nas laterais do pão, coberta com muita mostarda – senf em alemão. No Currywurst, a linguiça aparece em rodelas, com curry, ketchup e batata frita. “Criado no pós-guerra, o Currywurst é muito tradicional em Berlim. Cerca de 70 milhões de unidades por ano são comercializadas somente na capital alemã. O curry é influência dos ingleses que se estabeleceram na região a partir daquele período”, revela Jaqueline. 

Publicidade

Para finalizar, o Leberkäse é um prato comum na Baviera, criado há dois séculos e, assim como os outros, enquadra-se no estilo “comida de rua”. É uma massa de carne, assada como um bolo, o que dá a aparência dourada na parte externa. Cortado em fatias, é servido como recheio em um pão arredondado.

Fora da Oktoberfest, o Stehcafé fica anexo à escola de alemão Auf Gut Deutsch, na Rua Senador Pinheiro Machado, 315. A professora Jaqueline promete novidades para o ano que vem. “Com a boa aceitação deste ano, vamos buscar proporcionar outros pratos típicos na próxima edição”, adianta.

Maturidade solidária

Publicidade

A solidariedade também marcou o Dia da Maturidade Ativa, realizado nessa segunda-feira dentro da programação da Oktoberfest. Com os grupos participantes, foram arrecadados cerca de 400 quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados a instituições sociais.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.