Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Oktoberfest

Museu do Colégio Mauá valoriza história da região e da Fenaf

O Museu do Colégio Mauá, que completou 50 anos de atividades em setembro de 2016, está presente na 32ª Oktoberfest com algumas peças do seu acervo. A atração está localizada no Pavilhão 2 da Feirasul e mostra aos visitantes um pouco da história local e regional, especialmente da Festa Nacional do Fumo (Fenaf), que antecedeu a Oktoberfest. “O museu é uma importante referência local e regional da preservação da história. Aguardamos todos para conhecerem um pouco do nosso acervo na Oktoberfest”, convida a responsável pelo museu, professora Maria Luiza Rauber Schuster.

Na Festa da Alegria os visitantes podem conferir no espaço do museu alguns fragmentos arqueológicos, xícara com protetor de bigode, utensílios domésticos, animais empalhados, medalha dos 100 anos do município, peças indígenas, espartilho, entre outros itens. Além disso, o público pode conhecer um pouco mais a história da Fenaf, através de materiais como canecos, faixas de soberanas, vestidos, entre outros. A primeira edição da Fenaf foi realizada em 1966, tendo mais duas edições em 1972 e 1978. Em 1984, teve início a Oktoberfest.

Museu

Publicidade

Com um acervo de aproximadamente 80 mil peças, o Museu do Colégio Mauá – localizado na Rua Marechal Floriano, 274 – foi aberto ao público no dia 20 de setembro de 1966. O material exposto é constituído por doações feitas pela comunidade regional e do Museu Escolar, que era utilizado nas aulas pelos professores do Colégio Mauá. O local é mantido pela Sociedade Escolar de Santa Cruz e cadastrado na 5ª Região Museológica do SEM/RS.

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.