Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Soberanas

Candidata quer mostrar a coragem da mulher surda na Oktoberfest

O sonho de Luiza Fischer de Almeida ao participar do concurso de soberanas da Oktoberfest é mostrar a beleza e a coragem da mulher surda. A jovem de 21 anos, natural de Venâncio Aires, mora em Santa Cruz do Sul há cinco anos com a avó e sempre gostou da Festa da Alegria, mas com uma percepção diferente do evento. Criada no interior desde a infância, ela ressalta que sempre teve contato com a terra e os costumes locais na propriedade da família, que planta tabaco.

“Sempre tive sonho de ser soberana. O fato de ser surda me parecia um limitador, que fui superando ao longo do tempo”, relata. “Esse ano se abriu uma porta para meu sonho com a ajuda da minha professora e intérprete Suzana, meus queridos e amados patrocinadores e a Assemp, que me recebeu com toda a acessibilidade. Devo esse sonho a eles.”

Foto: DivulgaçãoLuiza Fischer
Luiza Fischer é de uma família de fumicultores

 

Publicidade

Luiza, que não sabe falar oralizando, porque não escuta, sempre aprendeu sobre a cultura germânica com a mãe, que diz que as avós falavam apenas alemão. “Deve ser legal falar alemão ou qualquer outra língua, mas Deus me deu outro dom que é o de falar com minhas mãos e eu aceito isso, sou feliz do jeito que sou”, diz. Ela se considera muito determinada e corajosa. Atualmente, Luiza trabalha e pretende voltar a estudar em 2019. Seus hobbies são dançar, conhecer lugares diferentes e ler. Nos dias de folga, passa tempo com a família no interior.

Foto: DivulgaçãoLuiza Fischer
Luiza gosta de dançar, conhecer lugares diferentes e ler

 

Filha de pais separados e irmã de Stefani, ela conta que a mãe tinha medo de que a participação no concurso pudesse causar constrangimentos. “Muitas vezes pensei em desistir, mas sempre tive o apoio da minha intérprete e agora estou aqui participando para mostrar que não tenho vergonha de ser surda e que um sonho precisa ser maior que qualquer obstáculo.”

Publicidade

 

Relação com a Oktober

Luiza conta que aprendeu sobre a cultura germânica pela vivência com a família e na escola. “Todos os anos minhas professoras organizavam uma tarde na Oktoberfest. Era lindo demais. Tenho feito muitas leituras sobre o município de Santa Cruz do Sul.” A candidata diz que quer que as pessoas conheçam e aprendam a comunicação dos surdos. “Quero mostrar também que a Festa da Alegria pode ter o silêncio barulhento da comunidade surda.”

Foto: DivulgaçãoLuiza Fischer
Luiza aprendeu sobre a cultura germânica com a família e na escola

 

Publicidade

Mais sobre ela

  • Taurina de 21 anos, nasceu em 26 de abril de 1997, em Venâncio Aires
  • Filha de Ana Inês Fischer e Ciro Silva de Almeida
  • Altura: 1,68 metro
  • Manequim: 36
  • Olhos castanhos e cabelos loiros escuros
  • Representa a Inove Centro de Beleza, Eliseu Kopp Cia e Ltda., Associação de Surdos de Santa Cruz do Sul, Escola Nossa Senhora do Rosário, Pepperoni Filmes e Broderie Boutique e Moda

As candidatas

O Portal Gaz começou uma série de reportagens no dia 13 de agosto com o perfil das 19 candidatas a soberanas da 34ª Oktoberfest. Acompanhe todas as segundas, quartas e sextas-feiras as publicações.

LEIA MAIS

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.