Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

34ª Oktoberfest

Mais de 35 mil pessoas assistiram ao segundo Desfile Temático

O último dia da maior festa alemã do Rio Grande do Sul amanheceu ensolarado, o que atraiu milhares de pessoas para o segundo Desfile Temático da 34ª Oktoberfest e Feirasul. A Rua Marechal Floriano, tradicional palco da parada da Festa da Alegria, recebeu cerca de 35 mil pessoas neste domingo, 21 de outubro, em Santa Cruz do Sul. Ao todo, foram mais de três mil figurantes, 20 bandinhas típicas alemãs e 10 carros alegóricos que desfilaram tendo como tema Santa Cruz: Nossa Terra, Nossa Gente.

A abertura do desfile ficou a cargo da Banda Marcial da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz. Em seguida vieram as recepcionistas da festa, animadas pela Banda Munich. A presidente da 34ª Oktoberfest e Feirasul, Andréia Mundstock, e o presidente da Assemp, Léo Henrique Schwingel, vieram juntamente com os integrantes da Coordenação Executiva da Festa da Alegria. Na Fubica do Fritz estavam o ex-presidente da Oktoberfest, Ênio Ernesto Wermuth, e a sua esposa Odeti.

LEIA MAIS: Confira registros do Desfile Temático neste domingo

Publicidade

A ala seguinte trouxe figurantes representando os primeiros imigrantes que chegaram para desbravar o município de Santa Cruz do Sul. Depois, as bicicletas articuladas Zig Zag Zug também fizeram parte da parada com suas evoluções. O primeiro carro alegórico exaltou a emancipação política de Santa Cruz do Sul, ocorrida em 1878, e a criação da primeira Câmara de Vereadores. Os turistas que assistiam ao desfile ficaram ainda mais animados quando os bonecos Fritz, Frida, Max e Milli surgiram retratando a família, uma das mais importantes tradições da cultura alemã.

Foto: Rodrigo Assmann

 

A beleza e a força da mulher santa-cruzense vieram ressaltadas no Carro das Soberanas, onde estavam a Rainha da 34ª Oktoberfest e Feirasul, Ana Julia Metz e as Princesas Alline Luiza Bellina e Bruna Gabriela Cruz. As Soberanas de edições anteriores desfilaram logo em seguida, muitas acompanhadas dos seus filhos. Também estavam nessa ala a corte da Festa da Uva 2019, formada pela Rainha Maiara Perottoni e Princesas, Viviane Piamolini e Milena Remus Caregnato.

Publicidade

A chegada do primeiro trem na Estação Férrea de Santa Cruz, em 1905, a criação de comércio, escolas, igrejas e clubes sociais foram fatos históricos destacados na parada. Depois veio o carro número seis, que apresentou a Catedral São João Batista. Já o trabalho dos primeiros colonizadores e o desenvolvimento empresarial do município foi retratado na alegoria número sete. A maior festa alemã do Estado foi enaltecida no carro número oito, enquanto que a gastronomia foi representada nas alegorias que encerraram o desfile: carros das Cucas e o Bierwagen (Carro do Chope). Neste momento, os visitantes foram brindados com a bebida e a iguaria da culinária alemã.

PARTICIPAÇÃO

No decorrer do desfile, as empresas patrocinadoras do evento, os grupos folclóricos locais e de várias localidades do Rio Grande do Sul, as bandinhas típicas e entidades militares, sociais, educacionais e empresariais da cidade se fizeram presentes. Todos os carros que contaram a história dos 140 anos do município foram criados e confeccionados pelo artista Sérgio Ávila e sua equipe. A Coordenação de Desfiles foi liderada pelo empresário João Waldemar Goerck e contou com os voluntários Ademir Machado, Daniel Silva, Jonas Leal, Luiz Carlos Kopp, Luiz Back, Margaret Rodrigues, Paulo Rocha, Vanderlei Machado e Vilmar Backes.

Publicidade

Foto: Rodrigo Assmann
Foto: Rodrigo Assmann

 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.