Atração 17/10/2019 08h32

Dupla valoriza a língua alemã com muito humor

Primeiro vídeo, gravado em alemão, foi publicado em março e conta a história da compra e venda de um veículo

Preservar a cultura germânica, em especial a língua trazida ao Brasil pelos antepassados. Esse é o principal objetivo da dupla Hans & Helmuth, que tem encantado os visitantes da Oktoberfest pela primeira vez. Amigos de longa data, o comerciário Elmo Antônio Staub, de 58 anos, e o aposentado Cláudio José Schultz, de 60, resolveram criar o dueto de maneira despretenciosa. O primeiro vídeo, gravado em alemão, foi publicado em março e conta a história da compra e venda de um veículo.

“Eu faço vídeos relacionados à cultura alemã há sete anos, são quase 300 no meu canal na internet. Este ano resolvi convidar o Elmo para uma parceria e deu muito certo. A interação e o retorno da comunidade têm sido ótimos”, conta Schultz (o Helmuth). No supermercado onde Staub trabalha, a clientela sempre pergunta quando será publicado o próximo vídeo. “O incentivo do público nos motiva a seguir adiante”, reforça. Desde o início, já foram gravados sete episódios e a ideia é ir muito além.

Para quem não fala alemão, não tem problema: a partir da terceira gravação as narrativas contam com legendas em português. “É um trabalho amador, mas feito com muita dedicação e com o propósito de reviver a língua e casos contados na comunidade”, destaca Schultz. Tudo, garante, dentro do politicamente correto, sem desrespeitar a imagem dos descendentes. “A ideia é justamente o contrário, de valorização da cultura, mas com uma pitada de humor.” Além do dialeto, as falas contam com palavras do alemão “legítimo” para instigar o aperfeiçoamento do idioma.

Dupla na festa
A dupla Hans & Helmuth leva todo o seu humor para o Parque da Oktoberfest. As primeiras apresentações aconteceram no palco em frente à praça de alimentação, no último domingo e na terça-feira. Para quem quiser conferir o trabalho dos artistas e de quebra treinar o alemão, é só anotar na agenda: eles estarão novamente no palco neste domingo, a partir das 14h30. “É uma oportunidade única estarmos inseridos nesta festa. Só temos a agradecer à Associação Cultural e Folclórica Oktobertanz pelo convite e oportunidade”, reforça Hans. Na apresentação, os amigos uniram histórias de seus vídeos para criar a sequência da peça.

“Levamos até a famosa bicicleta para o palco”, destaca, referindo-se a um dos vídeos mais visualizados do canal. O trabalho, conduzido com o suporte do amigo Hildo Vitalis (que faz as vezes de cinegrafista), também é alicerçado no apoio das famílias. “Fazemos por hobby. Nosso maior pagamento são as risadas e os cumprimentos das pessoas. Até as críticas construtivas nos fazem ir adiante e melhorar”, ressalta Schultz. A promessa é de novidade, em breve. Após a Festa da Alegria, a ideia é investir ainda mais nas redes sociais para estreitar os laços com o público. Ah, também tem vídeo novo vindo por aí: é esperar para ver.

LEIA MAIS: CONFIRA A COBERTURA COMPLETA DA 35ª OKTOBERFEST