Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Mundial de Handebol

França vence Catar na final e se torna única pentacampeã do mundo

A seleção francesa masculina de handebol escreveu mais um belo capítulo de sua história na modalidade. Na tarde deste domingo, a França venceu o Catar, por 25 a 22, pela final do Mundial Masculino, e se tornou a única equipe com cinco títulos da principal competição deste esporte. De quebra, os europeus levantaram o troféu de maneira invicta. Por outro lado, o handebol tem agora um “estranho no ninho”. Pela primeira vez, uma equipe não europeia conquistou uma medalha no Mundial masculino, com a prata do Catar. Suécia e Romênia ficam na segunda posição na lista dos maiores campeões mundiais, com quatro títulos cada.

Para conquistar o feito, a atual bicampeã olímpica precisou enfrentar a Arena de Lusail, no Catar, com mais de 15 mil torcedores empurrando a equipe casa, que contou com nove jogadores naturalizados e com o técnico espanhol Valero Rivera – campeão mundial com a Espanha, em 2013 – para comandar a seleção do Oriente Médio. O emir Tamim bin Hamad Al Thani tratou de investir para montar uma equipe capaz de, ao menos, interromper o domínio europeu no Mundial masculino. O Catar conseguiu naturalizar nove jogadores para defender sua a seleção: Eldar Memisevic, da Bósnia, e Hassan Mabrouk, do Egito, Rafael Capote, de Cuba, o tunísio Youssef Benali, o sérvio Zarko Markovic, o bósnio Danijel Saric, o montenegrino Goran Stojanovic, o francês Bertrand Roiné, o espanhol Borja Vidal. Apenas cinco atletas são originários do país árabe.

Além de colocar a França no degrau mais alto do handebol mundial, o pentacampeonato também serviu para assegurar o país no torneio dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Já na disputa pela medalha de bronze, Polônia e Espanha travaram uma incrível batalha, disputada também na Arena de Lusail. Após um empate por 24 a 24 no tempo regulamentar, o time do Leste Europeu foi melhor na prorrogação e acabou vencendo por 29 a 28.

Publicidade

 

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.