Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Esporte

Santa Cruz recebe etapa de competição de nova liga de basquete

A Federação Catarinense de Basquete (FCB) está à frente de um projeto que pode dar força ao basquete do Sul do Brasil. Com o Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, a FCB cria a Liga Brasil-Sul de Basquete. As datas das competições já estão definidas e Santa Cruz do Sul aparece no cronograma para receber uma etapa do certame.

Segundo o presidente da FCB, Oscar Archer, os principais objetivos da criação de uma liga sulista é aumentar a representatividade dos clubes no cenário nacional e também servir de referência para as categorias de base. Ele explica ainda que a nova liga terá ganho técnico com a inclusão dos estados do Rio e São Paulo. “Mesmo que eles (Rio e São Paulo) não venham com suas equipes principais sempre, o aprendizado e a troca são muito enriquecedores”, explica.

Além de Archer, estão trabalhando na criação da Liga Brasil-Sul de Basquete o diretor técnico, Luiz Gastão Neves Dubois, e o coordenador de planejamento, Jairo Anello, todos da FCB. O presidente da Federação Gaúcha, Rogério Caberlon, e o presidente da Federação Paranaense, Paulo Affonso Moreira, completam o time responsável por toda a articulação necessária para a criação da Liga.

Publicidade

A representação média de times de basquete é de um clube por Estado, abaixo do que seria necessário para garantir uma competição mais dinâmica. Para o presidente da FCB, a organização da liga sulista privilegia um movimento que o esporte necessita: mais visibilidade para times e atletas. “Já havíamos realizamos outros eventos sul-brasileiros. Então, nasceu a ideia de fazermos a Liga Brasil-Sul de Basquete. A nossa intenção é trazer um outro olhar e também uma vitrine para outro basquete que ainda está escondido”, conclui Archer.

As Federações de Basquete do Sul do Brasil já concluíram o calendário das competições entre os estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Em fase final de organização, a Liga formada pelos cinco estados está com o lançamento previsto para o dia 8 de dezembro, em Florianópolis.

Confira o calendário de competições da Liga:

Publicidade

Torneio de seleções sub-13, sub-15 e sub-17

Sub-17: masculino e feminino – 02 a 04/11, em Florianópolis (SC)

Sub-15: masculino e feminino – 09 a 11/11, em Foz do Iguaçu (PR)

Publicidade

Sub-13: masculino e feminino – 16 a 18/11, em Santa Cruz 

Campeonatos Sul-Brasileiro de Clubes

Clubes sub-17: masculino – 18 a 20/08, em Marechal Cândido Rondon (PR)

Publicidade

Clubes sub-17: feminino – 18 a 20/08, em Foz do Iguaçu (PR)

Clubes sub-19: masculino – 08 a 10/09, em Lages (SC)

Clubes sub-19: feminino – 08 a 10/09, em Itajaí (SC)

Publicidade

Clubes adulto: masculino – 06 a 09/09, em Brusque (SC)

Clubes adulto: feminino – 15 a 17/09, em Chapecó (SC)

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.