Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Conquista

Brasil é bronze no individual por equipe sub-19 do Mundial de Eisstocksport

O Brasil conquistou uma medalha inédita no 5º Mundial de Juniores de Eisstocksport. A equipe sub-19 foi a terceira colocada na modalidade individual por equipe. A conquista ocorreu na manhã deste sábado, 24, em Amstteten, na Áustria, onde ocorrem as competições. Luís Eduardo Kaufmann, Laura Elisa Pretzel, Ana Carolina Weber e Igor Simianer subiram ao pódio para receber medalha de bronze.

Antes da medalha os atletas, mais a jovem Sofia Gassen, já haviam beliscado a terceira colocação na categoria por equipe, que acabou com a Lituânia pela maior pontuação no coeficiente. O número de pontos por vitórias, no entanto, foi o mesmo, e o Brasil terminou em quarto, a frente da Itália, Austrália e Bielorrússia, países que tradicionalmente tem bons resultados por treinarem no gelo. Ao todo, a modalidade reuniu 12 países (além dos já citados: Áustria, Alemanha, Finlândia, República Tcheca, Eslovênia, Polônia e França).

“Vocês não tem ideia do quanto a gente treinou no calor brasileiro, para comemorar hoje no gelo. Assustamos a Europa. Eles hoje nos respeitam, porque não foi sorte, foi mérito total nosso, a gente construiu cada vitória. Estamos muito felizes por levar essa medalha para o Brasil. A gente se esforça por esse esporte, que esta crescendo muito. Sonhamos que um dia faça parte das Olimpíadas de Inverno. A gente realmente ama o Eisstocksport”, relatou emocionado o atleta Luís Eduardo Kaufmann, logo após a conquista.

Publicidade

“Foi difícil jogar no gelo, começamos com percalços no individual. Inicialmente não nos adaptamos na pontuação, mas no final conseguimos superar e subir ao pódio. Estamos muito contentes com o apoio de todos e queremos agradecer cada um pelas mensagens de carinho e pela torcida”, descreveu Kaufmann. “Estou muito feliz por representar o Brasil nessa grande conquista. É com grande emoção e muito orgulho que agradecemos a toda torcida, que fez a diferença. É inexplicável esse sentimento. Obrigada a todos”, disse Laura Pretzel.

Orgulho

Presidente da Federação Gaúcha Desportiva de Eisstocksport (FGDE), Sergio Luiz Böhm, disse estar “extremamente feliz com a conquista de mais essa medalha para o Eisstocksport do Brasil. O sub-19, que disputou com 12 outros países, acostumados a jogarem no gelo, foi lá, venceu e conquistou a medalha de bronze. Para nós é um orgulho. É uma alegria que não tem como descrever. Queremos dizer a toda a região que com responsabilidade essa juventude leva uma medalha de bronze para o Brasil, disputada em cima do gelo”, frisou.

Publicidade

Ele ainda ressaltou o quarto lugar na modalidade por equipe, que por um detalhe não subiu ao pódio. “A delegação está em festa, observando como o resto do mundo olha para o Brasil com respeito no Eisstocksport. O ginásio aplaudiu esses jovens de pé e isso é um orgulho muito grande para nós e para mim como presidente da Federação. Semana que vem teremos o adulto e quem sabe conquistamos mais medalhas”, finalizou agradecendo a todos que colaboraram para a conquista.

A 12ª edição do Campeonato Mundial de Eisstocksport iniciou com o Juniores na terça-feira, 20, e segue na próxima semana com o adulto masculino e feminino. O Brasil viajou com uma delegação de 23 pessoas entre atletas e familiares, que representam a FGDE. A competição reúne 25 países. O torneio segue até 3 de março.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.