Circuito Gaúcho 03/12/2018 23h20 Atualizado às 10h35

Atletas de Santa Cruz vencem campeonato de corrida em trilhas e montanhas

Eliana Milioransa e Marli Rutsatz vencem o campeonato que passa por paisagens naturais de municípios do interior do Estado

O município de Rolante sediou a última das sete etapas do Campeonato Gaúcho Corridas Trilhas & Montanhas, onde houve a consagração de duas atletas de Santa Cruz do Sul como campeãs estaduais. Eliana Milioransa Cagliari venceu na categoria de 28 a 32 anos de idade e Marli Irene Rutsatz, na de 58 a 62. A dupla tirou um pequeno período para descanso e já retomou os treinos em conjunto, agora para o próximo desafio, que será a Travessia Torres Tramandaí no dia 26 de janeiro.

Eliana participou de seis das sete etapas do Trilhas & Montanhas. Em cada uma, encontrou de 20 a 30 concorrentes e alcançou a maior pontuação para ser a campeã da categoria. “Participei dos percursos longos, que eram de 25 a 34 quilômetros, de acordo com o percurso de cada prova. Como podia descartar o pior resultado, descartei o da etapa em que não pontuei por ter me ausentado. Das que participei, estive sempre no Top5, as campeãs gerais da prova. Assim, obtive 135 pontos, a 75 da segunda colocada”, explicou a atleta.

Marli esteve em todas as etapas – antes de Rolante, o campeonato foi a Farroupilha, Tupandi, Sério, Arroio do Meio, Nova Roma do Sul e Igrejinha – e logo na estreia, em março, até cogitou abandonar as disputas. Porém, pelo contrário, continuou firme e foi campeã. “Pensa numa pessoa feliz. Fazer trilhas e montanhas foi um grande desafio para mim. Na primeira pensei em desistir, mas nas próximas pensei: ‘Nunca vou desistir. Entrei no campeonato e quero terminar com sucesso’. E o mais importante nas corridas são as amizades, se conhece pessoas muito especiais”, avaliou.

Prêmios diferentes do troféu da competição também são frutos colhidos por Eliana nas corridas. “Vencer esses grandes desafios é uma gratidão imensa, levando como aprendizado saber lidar com os limites do próprio corpo, sair da nossa zona de conforto e assim ficar por um bom tempo. Todo esforço tem a sua recompensa, sem contar que esporte e natureza é meu chão”, comentou. “Agora estou diante do maior dos meus desafios e não vejo a hora de ultrapassá-lo, que será encarar os 82 quilômetros da TTT solo”, projetou.

Foto: Divulgação
Foto: DivulgaçãoCompetidores, como Eliana e Marli (D), encontraram diferentes condições de terrenos e de clima durante as etapas da competição
Competidores, como Eliana e Marli (D), encontraram diferentes condições de terrenos e de clima durante as etapas da competição

Uma etapa a mais no calendário de 2019

O Trilhas & Montanhas é uma realização da L&E Eventos, de Santa Cruz do Sul, desde 2012, quando era um circuito mais voltado ao turismo. A partir deste ano, o certame passou a ter uma estrutura mais formal de competição. A empresa tem uma gama de parcerias com outras entidades privadas e prefeituras para oferecer as etapas, que fazem sucesso entre os praticantes de esportes em cenários da natureza.

Habitual competidora, Eliana Milioransa elogiou a organização do Trilhas & Montanhas, que alia competição e turismo. “O nome do campeonato faz jus aos percursos, que chegam a ter até 1.500 metros de altimetria. Tem muita trilha, riachos, subidas infinitas e sempre, é claro, um ponto turístico da cidade, como na última etapa, com todos os imprevistos da natureza, forte chuva, barro, riacho, estradão. Nada que a gente não goste”, ressaltou.

O calendário do ano que vem do Campeonato Gaúcho Corridas Trilhas & Montanhas já foi divulgado pela L&E Eventos e ganhou mais uma etapa. Portanto, em 2019, serão oito os desafios aos corredores: Maquiné em 16 de fevereiro; Farroupilha em 16 de março; Arroio do Meio em 4 de maio; Igrejinha em 29 de junho; Carlos Barbosa em 10 de agosto; Nova Roma do Sul em 7 de setembro; Tupandi em 12 de outubro; e Sério em 9 de novembro. As inscrições serão abertas na próxima segunda-feira no site youmovin.com.br. Outras informações nos perfis da L&E nas redes sociais.

Foto: Divulgação