Pé na estrada 22/05/2020 19h48

Bate-papo com Renata Camargo

Nesta semana, o bate-papo foi com a primeira mulher a confirmar sua presença na Copa HB20, em 2020, com carro 100% seu próprio

Olá, galera! Tudo bem? Enquanto o automobilismo brasileiro e mundial ainda não consegue retomar a normalidade, em virtude da interrupção das atividades por conta da prevenção ao coronavírus, a coluna Pé na Estrada, bem como o programa homônimo que apresento na Rádio Gazeta FM 107,9 aos sábados à noite, das 20 horas às 20h15, tem conversado com pilotos para saber como estão mantendo a rotina neste período. Nesta semana, o bate-papo foi com a piloto Renata Camargo, de São Paulo, a primeira mulher a confirmar sua presença na Copa HB20, em 2020, com carro 100% seu próprio. Renata comenta que a quarentena tem sido momento de curtir a família, o marido, Evandro Leme Camargo, igualmente piloto, da Old Stock e da Copa Truck, e a filha Sophie dos Santos Leme Camargo, e de tentar manter a mente e o corpo sãos. “Tivemos de dar uma freada brusca em todas as atividades, e a gente não costuma estar preparado para esse tipo de situação, ainda mais que no automobilismo estamos sempre acelerando, em alta rotação”, frisa. Mas, segundo ela, ficar mais tempo com a filha, em família, também foi muito bom.

Foto: DibulgaçãoRenata Camargo, da Copa HB20, curte esses dias ao lado de Evandro e da filha Sophie
Renata Camargo, da Copa HB20, curte esses dias ao lado de Evandro e da filha Sophie


Igor Fraga, um brasileiro aspirante à Red Bull

Outro piloto que conversou com a coluna é o jovem Igor Fraga, 21 anos, que nasceu no Japão, de pais brasileiros, e está radicado em Ipatinga (MG), hoje com dupla nacionalidade. Depois de vencer o primeiro mundial do famoso game Gran Turismo, único campeonato virtual homologado pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA), ele foi anunciado nesta semana como novo membro da Red Bull Junior Team, academia da equipe de Fórmula 1 que já levou nomes como o tetracampeão Sebastian Vettel até a categoria principal. Assim, ele se tornou aspirante da maior categoria das pistas. Atualmente, está competindo para tentar o tricampeonato mundial de automobilismo virtual. Igor Fraga é muito fera.

Os nomes que estão na história de Tarumã

O Autódromo Internacional de Tarumã, que em julho de 2019 completou seus 100 anos de existência, é uma das principais pistas do automobilismo brasileiro. Localizado em Viamão, na Grande Porto Alegre, firmou-se como um dos ambientes fundamentais para que os brasileiros se projetassem em âmbito mundial. E recentemente foram divulgados os nomes de alguns pilotos que se colocaram para sempre na história de Tarumã, como os grandes vencedores desse autódromo. Para a alegria dos santa-cruzenses, tem gente da casa nessa seleta lista. O piloto Ike Halmensclager tem seu nome elencado como o maior vencedor de Tarumã na categoria de carros Turismo, com nada menos do que sete conquistas. O maior vencedor geral (com direito à “Fita Azul”, é Carlos Kray. Os pilotos com o maior número de poles na pista são João Santanna, Carlinhos Andrade e Darci Marini, cada um deles tendo saído quatro vezes na frente de todos. São alguns fatos marcantes desse templo do automobilismo brasileiro.

Protejam-se, e aos familiares, e que logo tudo volte ao normal. Onde Deus habita, o inimigo não prevalece. Fé em Deus, e Pé na Estrada.