Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

Tribuna

Refazendo a rota

Rumores de que o PTB de Santa Cruz poderia mudar os planos para as eleições deste ano e lançar Marcelo Moraes (PTB) a deputado estadual e Kelly Moraes (PTB) a deputada federal agitaram os pré-candidatos da região essa semana. A possível mudança seria em função da necessidade de o PTB estadual ter candidatas mulheres competitivas à Câmara.

Não é bem assim
Ao que tudo indica, porém, esse assunto não está pacificado. Questionada pela coluna sobre a possibilidade, Kelly disse que “tudo está se encaminhando” para isso. Já Marcelo afirmou que a informação é equivocada e continua pré-candidato a deputado federal. Resta aguardar.

Entrou no jogo
A lista de pré-candidatos a deputado estadual da região acaba de ganhar mais um nome (o décimo sexto): o tradicionalista Tiago Baggiotto (MDB), que é diretor de Segurança na Prefeitura de Santa Cruz. Sua pré-candidatura foi chancelada essa semana pelo presidente estadual do MDB, Alceu Moreira. Baggiotto é apadrinhado político do vereador Alex Knak.

Publicidade

Tudo calculado
A indicação de Baggiotto deve causar mal-estar no MDB do Vale do Rio Pardo, já que Edson Brum cobiçava ser o candidato único da legenda na região. Porém, para o MDB de Santa Cruz, que quer disputar o Palacinho em 2020, a participação na eleição é estratégica. A candidatura de Knak a deputado federal é improvável, mas não impossível.

Tá explicado
Divulgada essa semana pela Gazeta, a pesquisa Methodus de intenção de voto para deputado deixa claro o porquê de o prefeito Telmo Kirst (Progressistas) ter interesse em múltiplas candidaturas de partidos da base aliada. Os nomes ligados ao PTB aparecem em larga vantagem, enquanto alguns dos pré-candidatos de siglas governistas sequer foram lembrados pelos eleitores.

Saiu na frente
Está muito claro, no levantamento feito pelo Methodus, que a batalha do governador José Ivo Sartori (MDB) será dura. Embora esteja em empate técnico com os candidatos do PSDB, PDT e PT, Sartori tem uma rejeição de mais de 50%, o que limita o seu espaço para crescer. Tudo pode acontecer, mas a oposição larga em vantagem na campanha.

Publicidade

Ninguém se salva
Por outro lado, também salta aos olhos que, apesar do desgaste de Sartori, nenhum pré-candidato oposicionista conseguiu despontar. Somado ao elevado índice de brancos e nulos, significa que, na verdade, a luta será difícil para todos. A população está resistente a todos os políticos e partidos.

Nem aí
Tem gente no PT de Santa Cruz que está mesmo ansiosa para que o partido ganhe uma secretaria no governo municipal. Não passa uma semana sem que alguns integrantes espalhem boatos de que um anúncio estaria em vias de acontecer. Na prática, porém, o prefeito Telmo Kirst sequer fala sobre o assunto.

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.